Por Rádio Catedral
Você conhece o ditado “prevenir é melhor que remediar”? Ele vale para vários aspectos da vida, inclusive quando se está planejando fazer compras online. Nem todas as ofertas são confiáveis. Um especialista orienta como não cair em golpes digitais.
As dicas valem para o dia das crianças, para a black friday e também para o natal. O especialista em Direito Digital, professor do curso de Direito da Estácio, Cláudio Santos, lembra que promoções boas demais para serem verdade devem despertar o alerta do consumidor.
Cláudio Santos comenta que a pesquisa antes da compra pode ajudar a não cair em golpes em sites e em perfis de redes sociais.
O especialista em Direito Digital Cláudio Santos reforça as medidas que a pessoa deve fazer ao perceber que caiu em um golpe.
Para verificar a autenticidade das lojas, Cláudio Santos orienta desconfiar de endereços de sites que fogem do padrão, como ‘.net’ ao invés de ‘.com.br’. Observar se há cadeado de segurança no navegador, que indica a aplicação de criptografia para proteger os dados inseridos na plataforma”. E antes de comprar, ter certeza de que se trata do site ou do perfil oficial da loja ou marca, porque os golpistas criam sites que parecem idênticos, mas sempre tem uma letra ou detalhes diferentes no endereço online.
Comentarios