top of page

Especialista analisa impacto da volta às aulas com restrição de acesso ao celular pelos estudantes

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 16 de fev. de 2025
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Neste mês tiveram início as aulas. Em 2025, os alunos, terão que se adaptar a uma nova regra: a restrição do uso de celulares em sala de aula. A medida faz parte da lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 13 de janeiro, que já está em vigor.


O uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis está proibido durante as aulas e também nos intervalos, salvo exceções, como para fins pedagógicos supervisionados pelos professores ou para alunos que precisam do aparelho por questões de acessibilidade ou saúde.


A Rádio Catedral conversou com a professora Ana Carolina Guedes Mattos, coordenadora do curso de Pedagogia da Estácio de Juiz de Fora e pesquisadora do uso das Tecnologias Digitais na Educação, sobre a nova legislação.

Ana Carolina Guedes destaca que haverá momentos em que os alunos poderão fazer uso dos equipamentos eletrônicos e que não se pode vilanizar as tecnologias.


A pedagoga ressalta que a preocupação está no momento em que os estudantes deixam de fazer determinadas coisas em detrimento do uso das telas.


Ana Carolina Guedes lembra os celulares trouxeram uma mudança de comportamento, um fascínio que acaba tomando grandes proporções.


A pedagoga, no entanto, lembra que a legislação também levanta outra questão relacionada aos espaços escolares.


Ana Carolina Guedes reforça que a legislação faz refletir sobre o uso excessivo das telas.





Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page