top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Escola Segura: Juiz de Fora vai receber recursos do programa do Ministério da Justiça

Por Rádio Catedral

Guarda Municipal atua na segurança das escolas Foto: PJF/Divulgação

Juiz de Fora está entre as 132 cidades selecionadas pelo Programa de Segurança nas Escolas (PAS) do Governo Federal. O município deve receber R$ 787.480,93 para reforçar as ações de segurança escolar, conforme o edital 005 de 2023, destinado ao Programa Escola Segura.

De acordo com a secretária municipal de Segurança, Letícia Delgado, a estruturação das políticas públicas de segurança locais foi definidora para o sucesso da proposta, com a criação de Plano e Conselho de Segurança.

O Executivo municipal informou que quatro metas a serem atendidas foram apresentadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública:

  • equipar e instrumentalizar o Observatório Municipal de Violência e Criminalidade para trabalhar o tema segurança nas escolas;

  • qualificar a Guarda Municipal para ampliar as ações de prevenção às violências e promoção da segurança no ambiente escolar;

  • implantar o software para auxílio à mediação e regulação de conflitos;

  • e incremento das ações educativas e culturais para a promoção da cultura de paz e ambientes escolares mais seguros, democráticos e plurais.

Edital Escola Segura


Lançado em 13 de abril deste ano, a chamada pública estabelecia áreas específicas em que os recursos poderiam ser alocados. O financiamento focou o fortalecimento das capacidades institucionais dos órgãos de segurança pública para atuação nas escolas.


Seja por meio de ações preventivas de patrulhas e rondas escolares das polícias militares ou das guardas civis municipais, cursos de capacitação para profissionais da área de segurança e cursos voltados para o acolhimento, a escuta ativa e o encaminhamento para a rede de proteção às crianças e adolescentes, além de pesquisas e diagnósticos, bem como o reforço da investigação e a inteligência policial no monitoramento e repressão de crimes perpetrados ou planejados contra a comunidade escolar e seus membros, inclusive em ambientes virtuais.

Confira também:

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page