Entram em vigor novas regras da ANS para planos de saúde
- Radio Catedral
- 1 de jul.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral, com Agência Gov

A partir desta terça-feira, 1º de julho, começam a valer as novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, que mudam a forma de relacionamento entre os planos de saúde e seus beneficiários. O objetivo é garantir mais agilidade, transparência e qualidade no atendimento.
Entre as principais mudanças, estão a obrigatoriedade de resposta conclusiva aos pedidos dos usuários dentro de prazos definidos, como cinco dias úteis para solicitações simples e até dez dias para casos mais complexos. Urgência e emergência devem ser respondidas de forma imediata.
Outro avanço importante é a exigência de que todos os planos ofereçam atendimento virtual 24 horas por dia, além de informar de forma clara os canais de atendimento e o funcionamento da ouvidoria.
A negativa de cobertura também passa a ter que ser justificada por escrito, e o usuário poderá acompanhar online o andamento de suas solicitações.
A nova norma, regulamentada pela Resolução nº 623 de 2024, marca uma mudança no modelo de fiscalização da ANS, que agora prioriza a prevenção de falhas e a valorização das boas práticas.
Comments