Enem 2025: inscrições terminam nesta sexta-feira
- Radio Catedral
- 6 de jun.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Termina nesta sexta-feira, dia 6, a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – 2025. Os candidatos devem acessar apenas a Página do Participante, no Inep, para não cair em golpes.
Até 11 de junho, deve ser paga a taxa de R$ 85 por boleto (gerado na Página do Participante), pix (no QR code no boleto), cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.
No ato de inscrição, os candidatos podem solicitar o tratamento pelo nome social, ou especializado nos casos de baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica.
Neste ano, participantes do Enem com mais de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.
Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. O Enem terá quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, terminando às 19h.
No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30, com término às 18h30.
Criado para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio, o Enem é usado por universidades públicas e privadas como critério de seleção — seja de forma exclusiva ou complementar, entre elas as universidades de Juiz de Fora, São João del Rei e Viçosa, além do IF Sudeste.
Comments