Por Roberta Oliveira
Você sabe orar? O verbo bem do latim "orare", que significa pronunciar uma fórmula ritual, uma súplica, um discurso, pedir, rogar, pleitear, advogar.
Na semana da vocação leiga, vamos falar sobre as Oficinas de Oração e Vida, método criado por Frei Ignácio Larrañaga, sacerdote capuchinho nascido na Espanha. Nesta proposta, aprovada pela Santa Sé, a caminhada é para aprender a arte de orar e, por consequência, aprender a viver.
Oração transformando vidas
Os encontros são ministrados por leigos, que fazem papel de “guias” em nove grupos em andamento em Juiz de Fora. De acordo com a Guia das Oficinas, Marlene Reis, o objetivo é tornar esta experiência mais profunda e pessoal e transformar a vida.
Segundo Marlene Reis, para orar, é necessário um "tempo forte" e alimentar a mente e o espírito com a Palavra de Deus.
"Viveiro de vocações"
A Guia da Oficina de Oração e Vida, Marlene Reis, reforça que, através da oração, a pessoa pode ouvir o chamado para a vocação de servir a Igreja de Cristo.
Marlene Reis fala sobre o que inspira os encontros com os participantes: meditar e praticar os ensinamentos da Bíblia .
Não há idade para orar. As Oficinas de Oração e Vida possuem grupos para crianças, adolescentes, jovens e adultos, com programação variando de 10 a 15 sessões. Segundo Marlene Reis, este é o convite para todos encontrarem tempo para estabelecer este laço.
Quem quiser que tornar um oficinista, pode entrar em contato com um dos nove grupos que estão em andamento.
Kommentare