top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Encerrando o Tempo Pascal, Solenidade de Pentecostes é celebrada neste domingo, 5 de junho

Atualizado: 4 de jun. de 2022

Por Fabíola Castro



O Catecismo da Igreja Católica diz que: “No dia de Pentecostes, a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito” (CIC, n. 731).


Pentecostes é celebrado no 50º dia depois da Páscoa, em 2022, neste domingo, 5 de junho. Nesta Solenidade se recorda o episódio bíblico em que Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos, reunidos no Cenáculo em Jerusalém. Este dia é considerado como o nascimento da Igreja.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fala sobre a Solenidade.


Celebrações em Paróquias dedicadas ao Divino Espírito Santo

Em Juiz de Fora, a Paróquia Divino Espírito Santo, do bairro Progresso, celebra a Solenidade neste domingo (5), com Missas às 8h, 10h e 18h. A Matriz fica na Rua José Antônio Benhame, 159.


Já em Guarará (MG), a Paróquia Divino Espírito Santo, celebra a Solenidade de Pentecostes neste domingo (5), com Missas às 9h e 18h, esta última com a coroação de Nossa Senhora de Pentecostes. A Matriz fica na Praça Divino Espírito Santo, s/nº – Centro.


Em Piau (MG), a Paróquia Divino Espírito Santo realiza neste sabado (4), às 19h a Missa da Vigília de Pentecostes. Já no domingo (5), haverá às 8h, a Missa Solene e, logo após, leilão de prenda e venda de bolo e café. A Matriz fica na Rua Constança de Castro, 102 – Centro.


Clique aqui e programação também em outras comunidades.



Vigílias de Pentecostes e outras celebrações

Também para celebrar a Solenidade de Pentecostes, muitas comunidades promovem Vigílias de Oração.


No Cenáculo São João Evangelista, no Centro de Juiz de Fora, haverá neste sábado (4), às 17h, Celebração Eucarística. Às 18h30, um Concerto com os formandos Sacramentinos. E em seguida, a Vigília até às 23h.


A Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Linhares, celebra a Missa neste sábado (4) às 19h, e logo após, haverá a vigília durante toda a noite. A Matriz fica na Rua Diva Garcia, 2100.


Uma tarde de Pentecostes será realizada ainda na Capela Santa Cecília, no Bairro de mesmo nome, em Juiz de Fora, neste domingo (5), a partir das 14h30. O momento, promovido pelo Grupo de Oração Rainha da Paz, contará com louvor, pregação e adoração.


Na Paróquia Santa Luzia, no bairro homônimo, será realizada neste domingo (5), às 19h, na Matriz, a Missa do Amor Misericordioso e de Pentecostes, com a bênção da água da Madre Esperança de Jesus.


A Paróquia São Miguel e Almas, em Santos Dumont (MG), realiza a Vigília de Pentecostes iniciando neste sábado (4) às 22h, com a Santa Missa, e seguindo até domingo (5), às 6h. Haverá louvor, pregação, adoração, terço mariano, oração por cura e libertação, e Batismo no Espírito Santo. A vigília contará com a participação de diversos grupos e movimentos da Igreja. Quem for, pode levar um lanche para ser partilhado.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page