Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro
Uma tradição está garantida neste ano em Paróquias de Juiz de Fora: as encenações da Paixão de Cristo. Os grupos ensaiaram ao longo da Quaresma para as apresentações nesta Sexta-feira Santa, para que a arte emocione e aproxime as pessoas da palavra de Deus.
Os teatros serão realizados em diversas comunidades atraindo público de todas as idades e a entrada é gratuita.
Tradição na Zona Sul
Outra encenação será na Paróquia Santa Luzia, a 36ª apresentação do Grupo Semana Santa, que existe há 39 anos. O pároco, Padre Fabiano Santos, FAM, destacou os preparativos dos cerca de 50 integrantes entre elenco, produção e captadores de recursos para a tradicional apresentação.
Neste ano, a apresentação terá um viés especial, será voltado para o lema da Campanha da Fraternidade: “Dai-lhes vós mesmo de comer”. A encenação acontece às 19h30, na Paróquia Santa Luzia, que fica localizada na Rua Ingrácia Pinheiro, 160 – Bairro Santa Luzia.
Emoção na Zona Norte
Uma das encenações será apresentada pelo grupo de Teatro Nazareno, que reúne cerca de 80 paroquianos dos bairros Barreira do Triunfo, Náutico, Novo Triunfo e região.
Padre Fernando Augusto Martins da Silva, administrador paroquial na Paróquia São Sebastião, reforçou que o grupo existe desde 2011. Os integrantes estão ensaiando e preparando a apresentação desde março. Ele convida todos para assistirem ao teatro.
O espetáculo deve durar 90 minutos e será às 18h30 da Sexta-feira Santa no pátio da matriz da Paróquia São Sebastião.
Programação das Encenações agendadas para Juiz de Fora
Também estão previstas as apresentações dos Jovens Unidos Descobrindo o Amor de Cristo (JUDAC) na Estação São Pedro; grupo da Comunidade Nossa Senhora da Glória, que pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Floresta; “Jovens + de Deus”, da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, se uniu a Comunidade Adorai e se apresentam na Comunidade São Vicente de Paulo, no JK e os integrantes da Comunidade Colo de Deus vão apresentar na Comunidade Sagrada Família, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Jóquei Clube.
Musical Paixão de Cristo – Estação São Pedro
Há mais de 20 anos, os Jovens Unidos Descobrindo o Amor de Cristo (JUDAC) são responsáveis por retratar a história da Paixão do Senhor no bairro São Pedro. Entorno de 100 pessoas, divididas em equipes (produção, acolhida, música, dança, elenco e intercessão), que preparam todo o espetáculo.
O Musical, organizado pelos jovens do grupo JUDAC e também paroquianos das paróquias de Fátima e de São Pedro, acontece na Estação São Pedro a partir 19h. O endereço da Estação São Pedro é Rua José Lourenço, 101 – São Pedro.
Encenação da Paixão de Cristo – Floresta
Na Comunidade Nossa Senhora da Glória, que pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o teatro da Paixão é uma tradição iniciada há mais de 60 anos. Após alguma pausa, em 2022, os trabalhos foram retomados.
Neste ano, cerca de 50 pessoas estão envolvidas diretamente na peça. Os organizadores buscam retratar o grande gesto de amor de Jesus por todos. A peça terá início às 19h, na capela do bairro Floresta. A Comunidade Nossa Senhora da Glória fica na Rua Coronel Assis, 180 ‐ Bairro Floresta
Paixão de Cristo – Bairro JK
A pedido do Padre João Francisco Batista da Silva, o grupo “Jovens + de Deus”, da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, se uniu a Comunidade Adorai para realizar a encenação. Segundo os organizadores, em torno de 20 pessoas estão envolvidas, buscando para viver e refletir sobre a Paixão de Cristo.
A encenação será às 19h, na Comunidade São Vicente de Paulo. A igreja fica na Rua Francisco Alves Barbosa, 193 – Bairro JK.
Encenação da paixão – Jóquei Clube
Na Comunidade Sagrada Família, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, será realizada a Encenação da Paixão também no dia 7 de abril. A iniciativa partiu de célula da Comunidade Colo de Deus, que está no local, e logo a comunidade inteira abraçou a ideia. São, aproximadamente, 40 pessoas organizando o espetáculo.
A encenação será realizada capela Sagrada Família, a partir das 18h. O local fica na Rua Vidal Barbosa Lage, 45 – Jóquei Clube.
Encenação da paixão – Humaitá
A Igreja Santa Maria Eterna, localizada em Humaitá e assistida pastoralmente pela paróquia da Barreira do Triunfo, tem como tradição realizar a encenação da Paixão e Morte do Senhor para a comunidade local desde meados dos anos 1980. Fundada por uma colaboradora já falecida, conhecida como Lili, o costume segue acontecendo a cada Semana Santa.
Neste ano, cerca de 40 pessoas estão envolvidas no espetáculo. A encenação será às 21h, em frente à igreja, que fica na Rua Prudente José de Oliveira, 85 ‐ Bairro Humaitá.
Via-Sacra Encenada – Bairro Santa Cruz
A paróquia do bairro Santa Cruz possui um grupo de teatro que há anos realiza autos e encenações. Por ocasião da Semana Santa, eles se reuniram com os jovens da paróquia e fiéis de outras pastorais, cerca de 50 pessoas, para organizar uma Via-Sacra encenada.
O espetáculo sairá da Matriz, às 19h30, e percorrerá as ruas do bairro. Em seguida, a procissão retorna para a igreja onde será a benção final. A Matriz de Nossa Senhora de Fátima fica na Av. Dr. Simeão de Faria, 1853 ‐ Bairro Santa Cruz.
Comments