• Radio Catedral

De suas Igrejas Domésticas devotos celebram Santo Antônio

Por Fabíola Castro*

*Foto: Danielle Quinelato

No último sábado, 13 de junho, a Igreja Católica celebrou um de seus santos mais populares, Santo Antônio, que é o padroeiro da Arquidiocese de Juiz de Fora, da Catedral Metropolitana, do Seminário Arquidiocesano, além de outras seis paróquias e uma quase-paróquia. As festas neste ano foram celebradas de uma forma diferente, nas "Igrejas Domésticas". De casa, os devotos de Santo Antônio acompanharam as celebrações pela internet e tiveram a oportunidade ainda de ver passar a imagem do padroeiro por suas ruas.


Os pãezinhos de Santo Antônio, que representam a caridade do Santo e a fé dos fiéis para que nunca falte o alimento nas mesas, foram abençoados durante as transmissões das Missas.


No Centro de Juiz de Fora, na tarde do sábado, a imagem de Santo Antônio foi transladada em carro-andor pela principal avenida da cidade, saindo do Seminário Santo Antônio e seguindo até a Catedral. Os fiéis acompanharam da frente de suas casas, das janelas e varandas enfeitadas e acenavam com panos brancos saudando a passagem da imagem. Durante o cortejo, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira abençoou com a relíquia de Santo Antônio os devotos que acompanhavam.


Em entrevista, Dom Gil destacou a emoção dos fiéis.

Chegando à Catedral, algumas pessoas puderam entrar na igreja juntamente com a imagem do padroeiro e participar da Santa Missa. Foram cerca de 30 pessoas, seguindo o que foi determinado por Decreto Municipal publicado pela Prefeitura de Juiz de Fora, na sexta-feira (12), como explicou Dom Gil.

O Pastor da Igreja Particular de Juiz de Fora lembrou ainda das outras paróquias que são dedicadas a Santo Antônio e que estiveram em festa.

Durante a Celebração Eucarística, o Arcebispo aspergiu com água benta a nova pintura interna da Catedral, finalizada em março.

Na ocasião, a imagem original do padroeiro foi reentronizada na igreja, depois de ser restaurada.

O administrador da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima, falou da experiência de celebrar, pela primeira vez uma festa diferente, mas não menos intensa e participada pelos fiéis.

Padre Anchieta destacou a celebração marcante realizada nesse ano.

Como atual administrador paroquial da Catedral, Padre Anchieta, pôde nos últimos dez meses, acompanhar a finalização da nova pintura interna da Igreja, tendo a alegria de agora juntamente com Dom Gil entregá-la aos fiéis e a toda Arquidiocese.

Festa do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio


Outra grandiosa festa que acontece em Juiz de Fora em honra a Santo Antônio é realizada no Seminário Arquidiocesano. Em 2020 foi também on-line. A Novena foi transmitida das paróquias de origem dos seminaristas que estão em casa por conta da pandemia do novo coranavírus.


O dia festivo em honra ao padroeiro, no sábado (13), teve uma Missa, na Capela do Seminário, presidida pelo Arcebispo, concelebrada pelos padre formadores e transmitida pelas redes sociais.


O Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, comentou sobre as celebrações neste ano.


Clique aqui e confira mais fotos.


*Sonoras: Danielle Quinelato

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .