Em nova fase, Projeto Queijo Minas Legal impulsiona regularização de queijarias em Minas Gerais
- Radio Catedral
- 1 de abr.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

Em nova fase, o Projeto Queijo Minas Legal impulsiona regularização de queijarias em Minas Gerais. O programa já garantiu habilitação sanitária para 88 queijarias em todo o estado. Agora, entra em uma nova etapa, com a coleta de amostras do leite e da água utilizados na produção dos queijos. A ideia é garantir ainda mais qualidade para um dos patrimônios da gastronomia mineira.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Emater e o Procon de Minas Gerais. O objetivo é regularizar cada vez mais produtores e garantir que os queijos comercializados tenham qualidade e segurança alimentar.
Nessa nova fase, serão feitas análises microbiológicas e físico-químicas, que indicam a qualidade do leite e da água. O diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Seapa, Ranier Figueiredo, explica a importância dessa etapa.
O projeto é totalmente gratuito para os produtores participantes, com um investimento total de R$ 756 mil, subsidiado pelo Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon.
O promotor de Justiça e coordenador do órgão, Luiz Roberto Franca Lima, destaca que a regularização não deve ser vista como um obstáculo, mas sim como um diferencial competitivo, pois com a certificação o produtor ganha credibilidade no mercado e amplia as oportunidades de venda.
Para mais informações, os interessados podem acessar o site da Emater (emater.mg.gov.br) ou da Secretaria de Agricultura do Estado (agricultura.mg.gov.br)
Comments