Por Rádio Catedral
Faltando três semanas para as eleições municipais de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu quase 40 mil denúncias de propaganda irregular. O aplicativo Pardal, utilizado para registrar essas notificações, contabiliza mais de mil denúncias por dia. A expectativa é de que esse número ultrapasse a marca de 40 mil no início desta semana.
As denúncias estão concentradas principalmente em candidatos a vereador, com mais de 20 mil registros, enquanto as campanhas para prefeito acumulam mais de 10 mil relatos de irregularidades. O estado de São Paulo lidera com mais de 7,5 mil casos, seguido por Minas Gerais, com quase 5 mil. Já Roraima e Amapá estão entre os estados com menos ocorrências, somando 26 e 49 denúncias, respectivamente.
De acordo com o TSE, 11% das irregularidades envolvem campanhas digitais, realizadas em redes sociais e outros ambientes online. As demais denúncias são classificadas como "outros" pelo Tribunal.
O aplicativo Pardal é gratuito e está disponível para celulares, permitindo que eleitores denunciem irregularidades de forma rápida e simples. Além disso, casos de fake news devem ser relatados por meio do Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) ou do SOS Voto, pelo número 1491. Para crimes eleitorais, o canal de denúncia é o Ministério Público Eleitoral.
O primeiro turno das eleições acontece no dia 6 de outubro, e, nas cidades que tiverem segundo turno, a nova votação será no dia 27 do mesmo mês.
Comments