• Radio Catedral

Dom Roberto é ordenado bispo em Santos Dumont, sua cidade natal

Atualizado: 20 de Ago de 2019

Por Fabíola Castro


Na tarde do último sábado, 17 de agosto, foi realizada na Matriz São Miguel e Almas, na cidade de Santos Dumont (MG), a Missa de Ordenação Episcopal de Dom Roberto José da Silva, nomeado Bispo de Janaúba, no interior de Minas Gerais, pelo Papa Francisco, em junho passado. A celebração foi participada por fiéis que lotaram a igreja e a sua praça, acompanhando por telões.

O ordenante principal foi o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e os consagrantes, Dom Walmor Oliveira de Azevedo e Dom João Justino de Medeiros Silva, os dois oriundos do Clero desta Arquidiocese. Dezenas de padres, diáconos e seminaristas da Igreja Particular de Juiz de Fora, de (arqui)dioceses da região e da Diocese de Janaúba, também participaram, assim como outros bispos.

Estavam presentes ainda na celebração, Dom Ricardo Guerrino Brusati, Bispo Emérito de Janaúba e o prefeito da cidade, Carlos Isaildon Mendes. Além do prefeito e vice-prefeito de Santos Dumont, Carlos Alberto de Azevedo e Gerson Guedes Rabello, representante do prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, várias outras autoridades, familiares e amigos do novo bispo.

A cerimônia teve início com uma procissão saindo do Colégio Estadual Presidente João Pinheiro em direção à Matriz. A celebração foi abrilhantada pelo Coral São Miguel e São Tarcísio.

O Arcebispo Dom Gil, definiu o momento como singular para Arquidiocese de Juiz de Fora.

Dom Gil explicou o significado dos objetos entregues ao novo bispo durante a celebração de ordenação.

O Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira Azevedo, falou da alegria de ordenar bispo, um padre que foi seu formando no Seminário Santo Antônio.

Dom Walmor comentou também, sobre a ordenação de um novo bispo, enquanto pastor que guia através da presidência, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros (MG), Dom João Justino de Medeiros Silva, lembrou a amizade com Dom Roberto e a alegria de recebê-lo na Província Eclesiástica em que ele é o Metropolita.

Para o Bispo Emérito de Janaúba, Dom Ricardo Guerrino Brusati, é uma bênção de Deus ter Dom Roberto no pastoreio daquela jovem diocese.

Dom Roberto José escolheu como lema para o seu episcopado o relato dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35): “Reconheceram-no ao partir o pão”. O novo bispo definiu a sua ordenação como um novo chamado em sua caminhada.

Ao final da celebração, Dom Roberto passou no meio do povo concedendo a sua primeira Bênção Episcopal, acompanhado por Dom Walmor e Dom João Justino.

A primeira Missa como Bispo, Dom Roberto, celebrou na noite deste domingo (18), na Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, em Santos Dumont. Ele presidirá ainda, várias outras Celebrações Eucarísticas, se despedindo da Arquidiocese de Juiz de Fora. A sua posse canônica em Janaúba está marcada para o dia 8 de setembro.

Confira a programação das Celebrações Eucarísticas que serão presididas por Dom Roberto José da Silva:


Dia 20 de agosto (terça-feira)

18 - Capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio - Juiz de Fora


Dia 21 de agosto (quarta-feira)

19h30 - Igreja Nossa Senhora Aparecida - Santos Dumont


Dia 22 de agosto (quinta-feira)

18h - Capela Nossa Senhora Aparecida - Usina


Dia 24 de agosto (sábado)

19h - Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores - Lima Duarte


Dia 25 de agosto (domingo)

8h - Igreja São Vicente - Borboleta/Juiz de Fora

19h - Igreja Matriz Bom Pastor - Juiz de Fora


Dia 28 de agosto (quarta-feira)

19h - Igreja Matriz de São João Nepomuceno - São João Nepomuceno


Dia 29 de agosto (quinta-feira)

19h - Igreja Matriz de São João Batista - São João da Serra


Dia 30 de agosto (sexta-feira)

19h - Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória - Simão Pereira


Dia 31 de agosto (sábado)

19h - Igreja Matriz Nosso Senhor do Bonfim - Aracitaba


Dia 1º de setembro (domingo)

9h - Igreja Matriz São Sebastião - Santos Dumont

19h - Depedida - Igreja Matriz São Miguel e Almas - Santos Dumont


Clique aqui e confira mais fotos da celebração de ordenação de Dom Roberto.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .