• Radio Catedral

Dom João Justino toma posse como Arcebispo de Goiânia (GO)

por Giovane Rezende*

Foto: Arquidiocese de Goiânia

A posse do novo Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, foi realizada nesta quarta-feira, 16, no Santuário Basílica Sagrada Família, em Goiânia (GO). A cerimônia canônica foi presidida por ele e acompanhada por mais de 30 bispos vindos de várias partes do país, centenas de seminaristas, além de caravanas vindas de Montes Claros e Juiz de Fora, com os familiares do novo bispo.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, esteve entre os bispos presentes na cerimônia. O Arcebispo empossado, Dom Justino, falou sobre a importância de investir na comunicação, partindo da Igreja Católica, como arautos da verdade, da justiça e da fraternidade.

Dom João Justino de Medeiros Silva acredita que terá fácil adaptação em Goiânia pela proximidade entre os povos mineiros e goianos. O pastor destaca o valor do diálogo, da escuta, de ir ao encontro do fiel em uma caminhada sinodal.

Presente na cerimônia, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destacou este ilustre filho de nossa Arquidiocese.

Dom Washington Cruz, que ficou quase 20 anos como Arcebispo Metropolitano, esteve presente na celebração e agora se torna bispo emérito. Ele se muda para a cidade de Aparecida de Goiânia (GO), onde viverá em uma comunidade sacerdotal. Dom Gil fala sobre o trabalho realizado pelo pastor.

Por fim, Dom Gil Antônio Moreira, ressaltou a felicidade por poder participar da celebração e pede bênçãos a Deus para esta nova missão de Dom João Justino.

Dom João Justino de Medeiros Silva é natural de Juiz de Fora e se formou como sacerdote no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Sua ordenação sacerdotal acontecem em 13 de dezembro de 1992 e foi consagrado Bispo em 11 de Fevereiro de 2011, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, assumindo como Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Em 22 de fevereiro de 2017 foi nomeado arcebispo coadjutor de Montes Claros e tornou-se ordinário em 21 de novembro de 2018. É presidente da Comissão de Cultura e Educação e membro do Conselho Permanente da CNBB.


*Com informações da Rádio Difusora Pai Eterno de Goiânia





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo