• Radio Catedral

Dom Gil recebe o novo bispo de Camaçari (BA), Dom Dirceu, para celebração na Catedral Metropolitana

por Giovane Rezende*



Neste domingo, 6, foi celebrada Santa Missa na Catedral Metropolitana, presidida pelo recém nomeado Bispo de Camaçari (BA), Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, e concelebrada pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.


Dom Dirceu é oriundo do Clero da Diocese de São João del-Rei e, portanto, pertence à Província Eclesiástica de Juiz de Fora. Ele cursou Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Conforme Dom Gil, é um momento muito feliz para nossa Arquidiocese a eleição de Dom Dirceu e também seu retorno à Juiz de Fora para celebrar.

Nesta segunda-feira, 7, Dom Dirceu celebrou no Seminário Santo Antônio, local onde realizou sua formação, como conta Dom Gil Antônio Moreira.

O bispo eleito para a Diocese de Camaçari (BA), Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, comenta sobre esta relação que existe entre o clero de São João Del-Rei (MG) e a Arquidiocese de Juiz de Fora.

Dom Dirceu destaca dois aspectos importantes deste retorno à Catedral Metropolitana de Juiz de Fora: o eclesial e a amizade construída com o Arcebispo, Dom Gil.

Segundo Dom Gil, o então Padre Dirceu, foi muito importante no período em que ele assumiu a Arquidiocese, há 13 anos, e também no período em que o novo Bispo foi Administrador Diocesano de São João Del-Rei, no momento de vacância da Diocese, após a morte de Dom Célio de Oliveira Goulart.

Outro importante vínculo de Dom Dirceu com a Arquidiocese de Juiz de Fora é o familiar.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, ressalta as principais características de Dom Dirceu e o que o povo da Diocese de Camaçari deve esperar de seu novo pastor.

O novo Bispo de Camaçari, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, deixa uma mensagem especial a todos que estão realizando a caminhada vocacional.

A posse de Dom Dirceu na Diocese de Camaçari está marcada para o próximo dia 19 de Fevereiro, na Catedral São Thomaz de Cantuária às 16h com um número reduzido de pessoas, que inclui os bispos, padres, diáconos, religiosos, seminaristas, autoridades, coordenadores de pastorais diocesana, além de cinco fiéis de cada paróquia, ambos com confirmação antecipada. Toda celebração poderá ser acompanhada ao vivo pelo Canal do Youtube da Diocese de Camaçari.


*Áudios e fotos cedidas pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese JF

0 comentário