Dom Gil preside Missa na Catedral pela Páscoa definitiva de Dom Henrique Soares
- Radio Catedral
- 20 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Por Fabíola Castro*

Na manhã do domingo, 19 de julho, o 16º do Tempo Comum, o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Santa Missa na Catedral Metropolitana.
A Eucaristia transmitida pela Rádio Catedral, pela Web TV A Voz Católica e pelas redes sociais, foi concelebrada pelos padres desta paróquia, além de ter sido na intenção pela Páscoa definitiva do Bispo de Palmares (PE), Dom Henrique Soares da Costa, que faleceu na noite do sábado (18), vítima da Covid-19, aos 57 anos. Ele estava desde o último dia 4 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Memorial São José, no Recife (PE). No dia 16, o religioso apresentou dificuldade para respirar e queda na oxigenação sanguínea e, por causa do quadro delicado, precisou ser entubado.
O Arcebispo de Juiz de Fora, fazendo uma relação com as parábolas apresentadas no Evangelho, falou sobre a trajetória de semeador da Palavra que teve Dom Henrique.
Dom Gil ressaltou ainda que aquilo que Deus plantou fica firme.
Ainda na noite de sábado (18), assim que soube da notícia, o Arcebispo de Juiz de Fora, lamentou a morte de Dom Henrique e afirmou que ele fará muita falta à Igreja do Brasil. Dom Gil contou também que eles foram colegas em Roma e muito unidos na busca de servir bem à Igreja.
Dom Henrique Soares pregou dois retiros para o Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora nos últimos anos, sendo muito bem acolhido e elogiado por todos os padres. Em 2019, foi um dos palestrantes do Congresso Internacional de Educação Católica, realizado na cidade.
Sobre o Evangelho do 16º Domingo do Tempo Comum, em entrevista, Dom Gil explicou as parábolas apresentadas.
Sepultamento
Dom Henrique Soares da Costa, foi sepultado na Catedral Nossa Senhora da Conceição dos Montes na manhã desse domingo (19), após uma Missa de Exéquias que ocorreu sem público e foi transmitida pela internet e da qual participaram apenas seis padres e diáconos, além de outros bispos e familiares do religioso.
O caixão estava fechado e isolado, seguindo os protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19.
A encomendação do corpo foi feita pelo Presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Bispo de Garanhuns (PE), de onde nasceu a Diocese de Palmares. Ele levou uma palavra de conforto e esperança aos familiares de Dom Henrique, ao clero diocesano e a todo o povo de Deus daquele Igreja Particular.
Trajetória de Dom Henrique

Dom Henrique Soares da Costa nasceu no dia 11 de abril de 1963 em Penedo, Alagoas. Aos 18 anos de idade ingressou no seminário de Maceiro e em 1984 concluiu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No período de 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo.
Regressou para o Seminário de Maceió em 1990, onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.
Foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1992. Como sacerdote, foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009. Foi professor de Teologia no Seminário Provincial e no Centro de Estudos Superiores, ambos em Maceió. Também foi professor no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda (PE), e no Instituto Sedes Sapientiae, no Recife.
Foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores. Ainda foi Vigário Episcopal para os leigos, coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes e pela escola diaconal arquidiocesana.
Em 1º de abril de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. Foi ordenado bispo no dia 19 de junho daquele ano, por Dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió. Seu lema episcopal era “In Christo Pascere” – “Apascentar em Cristo”.
No dia 19 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Palmares. No Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) era presidente da Comissão Regional Pastoral para Cultura e Educação.
Dom Henrique Soares pregou dois retiros para o Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora nos últimos anos, sendo muito bem acolhido e elogiado por todos os padres. Em 2019, foi um dos palestrantes do Congresso Internacional de Educação Católica, realizado na cidade-sede de nossa Igreja Particular.
*Com informações dos sites da CNBB e da Diocese de Palmares
*Sonoras: Monalisa Lima.
Comments