• Radio Catedral

Dom Gil faz balanço das Assembleia Regional de Pastoral do Regional Leste 2

por Giovane Rezende*

Foto: Regional Leste 2 CNBB

Na manhã desta quinta-feira (18) foi promovida uma Celebração Eucarística de encerramento da Assembleia Regional de Pastoral Leste 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidida pelo presidente, Dom José Carlos de Souza Campos; o secretário, Dom Geovane Luís da Silva; o vice-presidente do Regional Leste 3, Dom Paulo Bosi Dal’Bó e pelo secretário executivo do Leste 3, Pe. Roberto Marcelino de Oliveira.


O evento foi realizado em formato híbrido, com os Arcebispos, Bispos e Administrador diocesano reunidos na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), e os bispos eméritos, coordenadores diocesanos de pastoral, representante dos presbíteros, formadores, as coordenações de Pastorais, Movimentos e Organismos virtualmente.


Na celebração de encerramento, os Arcebispos e Bispos das Arquidioceses e dioceses que perderam Padres, Diáconos e Bispo Emérito, recentemente, entraram na Capela carregando uma vela acesa em homenagem aos 25 falecidos. Além dos pastores que caminharam com o povo de Deus em Minas Gerais e no Espírito Santo, as 612 mil vítimas da Covid-19 em todo o Brasil foram lembradas na homenagem.


Na ocasião, a presidência agradeceu o serviço prestado pelo Pe. Roberto Marcelino nos últimos seis anos e acolheu o Pe. Rodrigo Souza da Silva, que dará continuidade nas ações do Regional a partir do próximo ano.


As reflexões da Assembleia foram norteadas a partir do tema “Formação inicial e permanente do clero”. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, Presidente da Comissão de Comunicação e Cultura do Regional, participou da Assembleia e fez um balanço do encontro.

Dentre as importantes pautas tratadas ao longo dos dias estão: a Assembleia Latino-Americana, que acontecerá na próxima semana; o desmembramento da comissão bíblico-catequética; a despedida dos bispos do estado do Espírito Santo, devido a instalação do Regional Leste 3 no próximo mês.


Em virtude do desmembramento do Regional Leste 2, foram realizadas eleições para substituir alguns membros de comissão e da diretoria. Novos membros eleitos: Dom Esmeraldo Barreto de Faria (Bispo de Araçuaí) – Vice-presidente; Dom José Eudes Campos do Nascimento (Bispo de São João del-Rei) – Presidente da Comissão de Bens Culturais; Dom Darci Nicioli (Arcebispo de Diamantina) – Membro do Conselho Fiscal;


Além disso, foram recebidos e apresentados os novos bispos eleitos recentemente: Monsenhor Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Monsenhor de Oliveira Medeiros e Monsenhor Joel Maria dos Santos.


*Áudio cedido pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese JF. Com informações do Regional Leste 2

0 comentário