• Radio Catedral

Dom Gil celebra Missa em honra a São José Operário na Catedral



Na tarde desta sexta-feira, 1º de maio, o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Santa Missa em honra a São José Operário na Catedral Metropolitana. A Eucaristia, que foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da WebTV “A Voz Católica” e pela Rádio Catedral, foi concelebrada pelo Admininistrador Paroquial, Padre José de Anchieta Moura Lima, e pelos Vigários Paroquiais, padres Danilo Celso de Castro e Luiz Carlos Vitório, além do Padre Alessandro de Melo. Os diáconos permanentes Antônio Valentino da Silva Neto e Waldeci Rodrigues da Silva também estiveram presentes.


Durante sua homilia, Dom Gil explicou que o dia festivo foi instituído em 1955, pelo Papa Pio XII. “Celebramos São José como modelo e patrono de todos os trabalhadores e trabalhadoras do mundo. Esta festa foi instituída justamente para dar um sentido cristão à data, sabendo que muitas reivindicações de direitos trabalhistas comungam com o Santo Evangelho”.


O Arcebispo ainda observou que o pai adotivo de Jesus é recordado em duas datas devido à sua importância na História da Salvação. “Como para Nossa Senhora há várias festas no ano, São José é celebrado no dia 19 de março como o tutor do Menino Jesus, o esposo castíssimo da Beatíssima Virgem Maria, patrono universal da Igreja. E hoje, neste dia 1º de maio, nós voltamos a celebrá-lo como o carpinteiro, o provedor do lar de Nazaré, que com seu trabalho foi encarregado de trazer o sustento para Maria e o Menino Jesus”.


Recordando o momento que o mundo vive, sob o medo do contágio com o novo coronavírus, o Pastor pediu a intercessão de São José. “Ele é invocado como patrono dos trabalhadores e neste tempo a sua presença, o seu exemplo de confiança em Deus e sua intercessão serão indispensáveis, mais do que em outros tempos. São José seja o nosso intercessor diante de Deus para que não falte o pão na mesa de ninguém”.


Ao final, Dom Gil lembrou o início do mês de maio, dedicado à Maria, e referiu-se à carta que o Papa Francisco enviou a toda a Igreja pedindo a vivência intensa da devoção à Nossa Senhora através da oração diária do Santo Terço.


Colaboração: Danielle Quinelato

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .