Por Roberta Oliveira
Quase duas semanas de trezenas e reflexões culminaram em um fim de semana de festas e de celebrações em honra a Santo Antônio. O santo português é o padroeiro de Juiz de Fora, da Arquidiocese, do Seminário, de seis paróquias e de uma quase-paróquia.
Um dos mais populares intercessores a quem os devotos recorrem em busca de graças e ajuda, o santo junino é muito associado à busca por matrimônio. No entanto, a inspiração que Santo Antônio traz vai além disso: o seminarista estudioso nunca abriu mão da evangelização e de praticar o amor e o bem.
Em celebrações nos últimos dias, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, reforçou as influências que Santo Antônio traz não só para os devotos mas para a atuação de diferentes setores da Igreja Católica.
"Ele nos ajude a crescer na fé, no amor a Deus e na missão de levar Jesus Cristo aos outros com espírito sinodal", disse o Arcebispo.
"Ele foi muito estudioso, tinha uma mente brilhante"
Santo Antônio é Doutor da Igreja. Durante celebração da missa na Paróquia de Santo Antônio, Dom Gil comentou sobre o exemplo eloquente do padroeiro para os seminaristas e quem trabalha com a formação de novos padres.
O centenário da criação a Diocese de Juiz de Fora será celebrado em 1º de fevereiro de 2024. Em 2021, o padroeiro foi São José e o ano de 2023 será dedicado à Nossa Senhora. E neste ano, o Arcebispo lembra que a celebração do padroeiro é ainda mais especial, porque o segundo ano do triênio preparatório é dedicado a Santo Antônio.
"Ele nunca parou na sua caminhada missionária"
A Arquidiocese de Juiz de Fora vivencia nas paróquias e comunidades o II Sínodo, que está na reta final da programação. Santo Antônio também tem muito a nos ensinar sobre isso. O rapaz que quis ser missionário, nunca parou de evangelizar. Por isso, Dom Gil destacou como Santo Antônio nos inspira na caminhada sinodal.
Dom Gil Antônio Moreira diz que as pregações e o trabalho em prol do amor, unem Santíssima Trindade, celebrada neste domingo (12), ao padroeiro de Juiz de Fora.
"Peço a Santo Antônio que continue animando a nossa fé"
Após os devotos atenderam ao chamado de acompanhar a carreata, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a alegria de ver a celebração do padroeiro da cidade, da Catedral, do Seminário com a participação do povo ao longo da programação que teve o ponto alto nesta segunda-feira (13). E pediu que Santo Antônio continue modelo de vivência da fé e amor a Deus para todos.
Santo Antônio na Rádio Catedral
Desde o início da trezena, em 31 de maio, a Rádio Catedral FM divulgou os preparativos e a importância do padroeiro em diferentes cidades da Arquidiocese e como o exemplo do santo português pode nos inspirar cotidianamente.
Confira as nossas matérias especiais:
Santo Antônio: comunidades iniciam celebração ao padroeiro da Arquidiocese de Juiz de Fora
Fiéis em Goianá celebram 150 anos da igreja dedicada ao padroeiro, Santo Antônio
Santo Antônio: Seminário Arquidiocesano realiza tradicional festa do padroeiro
"Um jovem dedicado às coisas de Deus": diz Dom Gil sobre exemplo de Santo Antônio aos seminaristas
Aprender com Santo Antônio: Padre Anchieta convida fiéis para participarem da Trezena da Catedral
Santo Antônio: Chiador celebra 70 anos da chegada de imagem do padroeiro à paróquia
Santo Antônio: Olaria celebra marco de 150 anos da devoção que deu início à cidade na Zona da Mata
"Santo Antônio nos ensina a sinodalidade", diz pároco de Ewbank da Câmara sobre o Padroeiro
Pão de Santo Antônio: tradição popular para que não falte o alimento na mesa
“Ele é amigo, exemplo e inspiração": conheça a história de uma devota de Santo Antônio
Comments