top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dom Gil Antônio Moreira analisa as diferentes formas que Santo Antônio inspira os católicos

Por Roberta Oliveira

Dom Gil Antônio Moreira na Missa de Santo Antônio na Catedral | Imagem: WebTV A Voz Católica/Reprodução

Quase duas semanas de trezenas e reflexões culminaram em um fim de semana de festas e de celebrações em honra a Santo Antônio. O santo português é o padroeiro de Juiz de Fora, da Arquidiocese, do Seminário, de seis paróquias e de uma quase-paróquia.


Um dos mais populares intercessores a quem os devotos recorrem em busca de graças e ajuda, o santo junino é muito associado à busca por matrimônio. No entanto, a inspiração que Santo Antônio traz vai além disso: o seminarista estudioso nunca abriu mão da evangelização e de praticar o amor e o bem.


Em celebrações nos últimos dias, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, reforçou as influências que Santo Antônio traz não só para os devotos mas para a atuação de diferentes setores da Igreja Católica.


"Ele nos ajude a crescer na fé, no amor a Deus e na missão de levar Jesus Cristo aos outros com espírito sinodal", disse o Arcebispo.


"Ele foi muito estudioso, tinha uma mente brilhante"


Santo Antônio é Doutor da Igreja. Durante celebração da missa na Paróquia de Santo Antônio, Dom Gil comentou sobre o exemplo eloquente do padroeiro para os seminaristas e quem trabalha com a formação de novos padres.


O centenário da criação a Diocese de Juiz de Fora será celebrado em 1º de fevereiro de 2024. Em 2021, o padroeiro foi São José e o ano de 2023 será dedicado à Nossa Senhora. E neste ano, o Arcebispo lembra que a celebração do padroeiro é ainda mais especial, porque o segundo ano do triênio preparatório é dedicado a Santo Antônio.



"Ele nunca parou na sua caminhada missionária"


A Arquidiocese de Juiz de Fora vivencia nas paróquias e comunidades o II Sínodo, que está na reta final da programação. Santo Antônio também tem muito a nos ensinar sobre isso. O rapaz que quis ser missionário, nunca parou de evangelizar. Por isso, Dom Gil destacou como Santo Antônio nos inspira na caminhada sinodal.


Dom Gil Antônio Moreira diz que as pregações e o trabalho em prol do amor, unem Santíssima Trindade, celebrada neste domingo (12), ao padroeiro de Juiz de Fora.


"Peço a Santo Antônio que continue animando a nossa fé"


Bênção dos pães de Santo Antônio na Catedral Metropolitana | Imagem: WebTV A Voz Católica/Reprodução

Após os devotos atenderam ao chamado de acompanhar a carreata, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a alegria de ver a celebração do padroeiro da cidade, da Catedral, do Seminário com a participação do povo ao longo da programação que teve o ponto alto nesta segunda-feira (13). E pediu que Santo Antônio continue modelo de vivência da fé e amor a Deus para todos.



Santo Antônio na Rádio Catedral


Desde o início da trezena, em 31 de maio, a Rádio Catedral FM divulgou os preparativos e a importância do padroeiro em diferentes cidades da Arquidiocese e como o exemplo do santo português pode nos inspirar cotidianamente.


Confira as nossas matérias especiais:

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page