top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dom Dirceu de Oliveira Medeiros é ordenado Bispo

Por Rádio Catedral*


Os sinos da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar anunciaram na manhã do último sábado, 4 de dezembro, um dos momentos mais marcantes e especiais da Diocese de São João del-Rei, a ordenação de um bispo. Trata-se de Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, Bispo eleito para a diocese de Camaçari (BA).


A celebração foi presidida pelo Bispo Ordenante, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor de Oliveira Azevedo, e pelos Cispos Coordenantes, Dom José Eudes Campos do Nascimento, da Diocese de São João del-Rei, e Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar da Arquidicese do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB.


Várias autoridades eclesiais também marcaram presença na celebração. Entre eles, o Administrador Apostólico de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, e o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. Logo após a celebração, Dom Dirceu, o primeiro bispo do Clero de São João del-Rei, falou da emoção e do propósito de vida, ao se tornar o novo bispo da Igreja Católica no país.

Em sua mensagem de agradecimento, Dom Dirceu lembrou vários momentos, inclusive destacando o período de dois anos e meio que esteve na CNBB como secretário adjunto. Ele também agradeceu toda a acolhida que recebeu do povo de Camaçari, mesmo sem conhecer o local.

Durante a homilia, Dom Walmor destacou que, com a consagração de um novo bispo, ganha-se uma graça recebida pelos Apóstolos. Para o presidente da CNBB, a ordenação de um novo bispo é um momento de esperança para a Igreja Católica no Brasil.

Dom Dirceu ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, situado em Juiz de Fora (MG). Cursou Filosofia de 1995 a 1997 no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursou Teologia de 1998 a 2001, também em Juiz de Fora, e possui o título de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).


Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei, e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso. Lecionou nos cursos de Teologia para Leigos na Diocese de São João del-Rei e no Instituto Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora. Desde junho de 2019 exerce a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), residindo em Brasília-DF.


*Informações da Rádio Aparecida e da CNBB


53 visualizações0 comentário
bottom of page