top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dia Nacional do Rosário será celebrado em 7 de outubro

 Projeto de lei de autoria da Deputada Federal Simone Marquetto foi aprovado pelo Senado e Câmara dos Deputados e sancionado pelo Presidente em exercício Geraldo Alckmin.


Por Rádio Catedral


Nesta semana, na última quarta-feira (6), o Presidente do Brasil em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a lei que institui o Dia Nacional do Rosário, após a sua aprovação pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal. O projeto de lei é de autoria da Deputada Federal Simone Marquetto.

 

A data será celebrada nacionalmente em 7 de outubro mesmo dia em que a Igreja lembra Nossa Senhora do Rosário. São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, foi o grande propagador do Rosário no início do século XIII.

 

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora e Bispo Referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Terço dos Homens no país, Dom Gil Antônio Moreira, destacou que a iniciativa alegra muito o coração de todos os católicos.




Em 2002, no Ano do Rosário, São João Paulo II dedicou uma encíclica ao Santo Terço: a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae. Nela o então Papa falou sobre a importância desta arma da fé:

“Na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no Terceiro Milênio recém iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor”.

Dia Nacional do Terço dos Homens


Também em 2023, no primeiro semestre, foi ainda sancionado o projeto que instituia o Dia Nacional do Terço dos Homens, através da Lei 14.558, passando a fazer parte do calendário do país. A data é um reconhecimento ao movimento que reúne milhões de homens através da mesma oração: o Santo Terço.


Confira também:


3 visualizações0 comentário
bottom of page