top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dia Mundial sem Tabaco 2023: os perigos do cigarro eletrônico


O cigarro eletrônico traz riscos à saúde, assim como aquele tradicional, e tem sido cada vez mais comum entre os jovens. Campanha alerta para os perigos do tabaco em todas as suas formas para a saúde.


Por Fabíola Castro


No dia 31 de maio é celebrado o “Dia Mundial sem Tabaco” que em 2023 tem como tema “O Uso do Cigarro Eletrônico”. Esse tipo de dispositivo tem sido cada vez mais comum, principalmente entre os jovens. O cigarro eletrônico também traz riscos à saúde, assim como aquele tradicional.


O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença. E crianças, adolescentes e jovens têm sido expostos cada vez mais precocemente a ele. A iniciação precoce eleva as chances de adoecimento por Doenças Crônicas Não Transmissíveis na vida adulta. Para quem fuma os benefícios ao parar são inúmeros e os malefícios são causados pelo tabagismo em qualquer uma das formas.


Em Juiz de Fora, há o Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo (Secoptt), da Secretaria de Saúde, que auxilia aquelas pessoas que desejam parar de fumar. A Assistente Social do serviço, Alessandra Reis, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta terça-feira, 30, explicou como ele funciona e também destacou os malefícios desse ato e o ganho de saúde para quem larga o cigarro.


Confira:


Boa tarde, Alessandra!


"Dia Mundial Sem Tabaco", o que pretende essa campanha e qual a importância dela?


Quais prejuízos para a saúde fumar pode trazer?


A campanha desse ano está focada nos jovens. Cada vez mais cedo as pessoas começam a fumar? Mas é algo comum em todas as idades?


Em Juiz de Fora há um serviço que auxilia as pessoas que querem parar de fumar. Como ele funciona? Como ter acesso a esse serviço?


E como se dá o tratamento que auxilia as pessoas que querem parar de fumar?


Falando novamente do cigarro eletrônico. Ele é tão prejudicial para a saúde quanto o cigarro comum? Recentemente houve um caso de um homem que teve o pulmão perfurado pelo uso excessivo desse dispositivo. [Foi um rapaz de 22 anos teve seu pulmão perfurado após o uso excessivo de vape. O caso aconteceu em abril, quando ele foi internado às pressas no interior do estado da Virgínia, nos Estados Unidos]. Esse foi um caso noticiado e que é mais um alerta para o perigo do seu uso?


Falamos no início da entrevista dos malefícios do tabaco, do fumar, mas e os benefícios de largar esse vício?


Pode não ser fácil, mas é preciso tentar com força de vontade. Quais dicas você deixa para as pessoas que estão nesse caminho de parar de fumar ou que ainda não tentaram, mas já pensaram, ou mesmo para quem fuma e nunca pensou nisso?


Ao decidir por parar de fumar, alguns sintomas da falta do cigarro podem surgir, como amenizá-los?


Em Juiz de Fora haverá alguma atividade para marcar o Dia Mundial sem Tabaco?


Obrigada pela entrevista!


A campanha contra o tabagismo desse ano, destaca o mal que faz o cigarro eletrônico, mas claro, qualquer tipo é prejudicial para a saúde.


No caso recente de um rapaz que teve lesão no pulmão, nos Estados Unidos, os médicos atribuíram a lesão aos cigarros eletrônicos, que o jovem de 22 anos, fazia uso desde os 17 anos. Segundo matéria publicada pelo Jornal O Globo, ele vaporizava cerca de 20 cigarros por dia. Ele relatou ainda nesta mesma matéria que “Toda a experiência foi aterrorizante, dolorosa e tão ruim que nunca mais tocará em um dispositivo que produza fumaça”.


O melhor é não precisar parar, então, melhor não começar a fumar! Mas se esse for o caso, nunca é tarde para deixar de lado e melhorar a sua saúde!


Programação em Juiz de Fora

31/05:

- Realização de abordagem para toda a população, das 8h às 12h, mas, principalmente, para adolescentes e jovens, no Térreo do Pam Marechal e região central.

- Palestra para os servidores, às 14h: Falando sobre Tabagismo, na Secretaria Regional de Saúde (Palácio da Saúde)

01/06:

- Roda de Conversa, às 14h, com ex tabagistas que realizaram tratamento no Secoptt

14/06:

- Palestra para adolescentes e jovens no Pólo de Medidas Socioeducativas, às 9h: Falando sobre Tabagismo.


20 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page