• Radio Catedral

Dia do Nascituro é celebrado na Arquidiocese de Juiz de Fora

por Giovane Rezende


“Vida: dom e compromisso”. Assim como a proposta da Campanha da Fraternidade 2020, a Semana Nacional da Vida deste ano quer dar destaque ao valor da vida humana, como dom de Deus, e à necessidade de promover o cuidado deste dom desde a concepção até o seu fim natural. A iniciativa da Igreja no Brasil aconteceu de 1º a 7 de outubro, e vai ser finalizada nesta quinta-feira, 8 de outubro, com o Dia do Nascituro.


A Semana Nacional da Vida é momento de oração, celebração, partilha e sensibilização das comunidades e da sociedade para os valores da vida e da família. Em todo o país as dioceses, paróquias e comunidades são motivadas a promoverem atividades voltadas ao debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana.


Na Arquidiocese de Juiz de Fora, neste dia, que é dedicado aos nascituros, vai haver uma Missa as 12h, na Catedral Metropolitana, com bênção para as gestantes. A celebração vai ser transmitida pela Rádio Catedral e pela WebTV “A Voz Católica”.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, faz um convite aos ouvintes da rádio, destacando a importância de se defender a vida das crianças, ainda em seu leito materno.

No mesmo dia, às 18h, haverá Eucaristia presencial na Comunidade Menino Jesus de Praga, localizada no Bairro Poço Rico. Para participar, é necessário fazer inscrição na secretaria paroquial, através do telefone (32) 3211-2664. Dom Gil comenta sobre as celebrações especiais realizadas neste dia oito de outubro.

Segundo o Vigário Episcopal para Vida e Família da Arquidiocese, Padre Laureandro Lima da Silva, o grande objetivo é refletir sobre a beleza, o valor e o respeito à vida humana.

De acordo com Padre Laureandro, a celebração comemora os dez anos da lei municipal que criou o Dia do Nascituro.

Para Padre Laureandro, celebrar a vida também é uma oportunidade para reconhecer também os profissionais que trabalham na preservação e promoção da saúde e da vida em nosso município.

Padre Laureandro Lima da Silva destaca o tema da Semana Nacional da Vida: Vida: dom e compromisso

Após a Santa Missa, uma carreata luminosa vai sair da igreja e passa pelas paróquias São José (Costa Carvalho), Santa Rita de Cássia (Bonfim), Sagrado Coração de Jesus (Bairu), Santa Teresinha do Menino Jesus (Santa Terezinha), Nossa Senhora de Fátima (Barbosa Lage), Imaculada Conceição (Benfica), São João Paulo II (Nova Era), Nossa Senhora da Cabeça (São Dimas), Nossa Senhora da Glória (Morro da Glória) e Catedral, no Centro.


A Comissão Nacional da Pastoral Familiar oferece a cada ano o subsídio Hora da Vida, com encontros celebrativos e de reflexão sobre a temática da vida. No material, oferecido gratuitamente neste ano, há roteiros para os encontros da Semana Nacional da Vida e propostas de celebração para o Dia do Nascituro e para o dia de São Lucas, padroeiro dos médicos, celebrado em 18 de outubro. O subsídio pode ser pelo site da Comissão Nacional da Pastoral Familiar.


Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .