top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dia de Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes conta com ações em JF

Data é celebrada em 18 de maio.


Por Fabíola Castro


Em 18 de maio será celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade no combate a esse tipo de crime, como comenta a assessora da Secretaria Especial de Direitos Humanos de Juiz de Fora, Franciane Rabelo.


Para lembrar a data e discutir o tema, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Câmara Municipal, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Núcleo de Prevenção a Violência e Promoção da Paz, Conselhos Tutelares, Ministério Público, Vara da Infância e outros parceiros contará com uma programação para conscientizar a rede de proteção e a população sobre a importância da identificação e denúncia em caso de suspeita ou constatação de violações contra crianças e adolescentes.


A assessora da Secretaria Especial de Direitos Humanos de Juiz de Fora, Franciane Rabelo, reforça a necessidade do envolvimento de toda a sociedade nessa temática para que crimes de abusos contra crianças e adolescentes sejam rigorosamente punidos.


O Estatuto da Criança e do Adolescente, conforme Franciane Rabelo, com o trabalho de diversos órgãos, visa garantir os direitos e cuidados às crianças e adolescentes.


Franciane Rabelo ressalta ainda que a observância, o cuidado e a denúncia de possíveis casos de abusos contra crianças e adolescentes são fundamentais para a sua proteção.


A assessora da Secretaria Especial de Direitos Humanos de Juiz de Fora, Franciane Rabelo, finaliza convocando a população à participação nas atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


As atividades em Juiz de Fora tiveram início na última sexta-feira, 12, e seguem até a próxima quinta, 18, com palestras, mesa de debates e rodas de conversas envolvendo diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos.

No dia 18 a atividade acontecerá no Parque Halfeld em frente à Câmara Municipal com participação das secretarias da PJF, organizações da Sociedade Civil, crianças e adolescentes das escolas municipais, programas e serviços da cidade. Serão apresentados vídeos, distribuídos materiais informativos entre outras atividades.


Confira a programação:

12/05 - Sexta-feira – 14h

Local: Auditório da Vigilância Sanitária – Av. Dos Andrada, 523, Morro da Glória

Mesa Redonda: “Prevenção à violência sexual na infância e na adolescência”. Público-alvo: Profissionais da Atenção Básica e Agentes de Combate à Endemias.


15/05 - Segunda- feira – 14h

Local: Câmara Municipal – Rua Halfeld, 955, Centro

"A escuta especializada de crianças e adolescentes e o atendimento humanizado da vítima: perspectiva prática." (Dr. Paola Domingues Botelho Reis de Nazareth - Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias)

"Depoimento especial: equilíbrio como elemento de prova e instrumento de proteção de Crianças e Adolescentes." (Dr. Ricardo Rodrigues Lima - Juiz da Vara da Infância e da Juventude de Juiz de Fora)


17/05 – Quarta-feira

14h - Mesa de Debates com convidados

Local: Câmara Municipal – Rua Halfeld, 955, Centro

"Como não revitimizar: protocolos para fluxo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência na rede municipal de Juiz de Fora."

18/05 – Quinta-feira - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

9h - Atividades de Conscientização e Distribuição de Materiais no Parque Halfeld.

Canais de Denúncia para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes:

181 - Denúncia Anônima

190 - Polícia Militar

197 - Polícia Civil

100 - Disque Direitos Humanos

Conselhos Tutelares:

3690-7390 - Leste

3690-7398 - Centro Norte

3690-7397 - Sul Oeste

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page