top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dia D de vacinação contra a poliomielite e multivacinação acontece neste sábado, 20 de agosto


A imunização contra a pólio é destinada aos menores de 5 anos. Para a atualização das vacinas de rotina (multivacinação), o público-alvo inclui os menores de 15 anos. Em JF, haverá postos itinerantes pela cidade e também mutirão de pesagem para beneficiários do Auxílio Brasil.


Por Fabíola Castro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Neste sábado, dia 20 de agosto, acontece o Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização dos cartões de crianças e adolescentes em todo país. Em Juiz de Fora será das das 8h às 17h. Serão imunizadas as crianças de um até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade, com a vacina pólio oral, mais conhecida como gotinha e, também, as crianças e os adolescentes menores de 15 anos, que participam da multivacinação.


A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde e a Prefeitura de Juiz de Fora informou que preparou uma série de postos itinerantes, que vão complementar a oferta dos imunizantes. Serão quinze postos espalhados pelo município. Confira:


Postos itinerantes:

-Avenida Diomar Monteiro, 14, Cerâmica - 8h30 às 9h15

-Rua Professor Crisóstomos Ferreira, 105, Granjas Triunfo - 9h20 às 10h

-Rua Geraldo Martins Costa, 345, Vila dos Sonhos - 10h15 às 12h15

-Igreja Presbiteriana do Barbosa Lage - Rua Engenheiro Hugo Vocurca Filho, 470 -

9h às 16h

-Rua Trajano Braz Oliveira, 31, Jardim Natal - Garagem da casa da Dona Floripes - 9h às 12h

-E.E. Fernando Lobo - Rua São Mateus, 784, São Mateus - 8h às 17h

-Rua Ana Rosa - 8h às 17h

-Rua Diva Garcia - (na entrada do Boto) - 8h às 17h

-Estrada Elias José Mockdeci, Náutico - 8h às 17h

-Rua Ribeirão das Palmeiras, Naútico - 9h às 9h45

-Clube Náutico - 10h às 10h45

-Aldeia, Naútico - 11h às 11h45

-Avenida Eudóxio Infante Vieira, Barreira do Triunfo - 8h às 17h

-Morro de Pedra, Campo Grande - 13h30 às 14h30

-Remonta, Campo Grande - 15h às 16h


Participam também da campanha o Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Av. Dos Andradas, 523, no Centro, a Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Rua Dr. Alberto Vieira Lima, 50, no bairro Bairu e o Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente, na Rua São Sebastião, 772, Centro.


Na Zona Rural, nove UBSs participam do Dia D: Caeté, Dias Tavares, Humaitá, Igrejinha, Monte Verde, Paula Lima, Rosário, Torreões e Valadares. Ao todo, de acordo com a Secretaria de Saúde, serão mobilizados 496 profissionais de saúde para atender ao público-alvo.

Vacinação da Covid-19 para o público-alvo do Dia D


Neste Dia D será possível atualizar também a vacinação contra a Covid-19 do público-alvo da campanha, que são as crianças e os adolescentes menores de 15 anos.


Para os pequenos de 3 e 4 anos, além das UBSs Bandeirantes, Cidade do Sol, Nossa Senhora Aparecida e Teixeiras, estarão disponíveis as unidades Benfica, Centro Sul, Grama, Linhares, Milho Branco, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Lourdes, Progresso, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal.


A supervisora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, Marcilene Chaves, destaca a importância de levar as crianças menores de cinco para tomarem a gotinha e as demais e adolescentes para atualizarem os cartões.


A campanha contra a pólio e de multivacinação foi aberta pelo Ministério da Saúde no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro em todo o Brasil, envolvendo a aplicação de doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.


As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).


Estarão disponíveis para os adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).


Todos os imunizantes, conforme o Ministério da Saúde, que integram o Programa Nacional de Imunizações são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Pesagem do Auxílio Brasil


Além do dia D de vacinação, nove UBSs do município realizarão também pesagem para famílias beneficiárias do programa Auxílio Brasil. Os usuários podem procurar as unidades Jardim Esperança, Jóquei Clube 1, Nossa Senhora Aparecida, Nova Era, Santa Rita, Santa Cecília, Santa Cruz, Santo Antônio, Santos Dumont e São Pedro


É necessário apresentar cartão do SUS ou CPF, documento de identificação, cartão do programa e cartão de vacina. As gestantes também precisam apresentar o cartão do pré-Natal. As pesagens são uma exigência do programa Auxílio Brasil e ocorrem duas vezes por ano. Aqueles que não realizarem a pesagem poderão ter o benefício bloqueado.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page