• Radio Catedral

"Dia D" de vacinação contra a gripe será neste sábado, 4 de maio



Conforme previsto pelo Ministério da Saúde (MS), neste sábado, 4 de maio, será realizado o “Dia D de Imunização contra a Gripe”, dentro da “Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza”. Nesse dia, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibilizará doses da vacina para todo o grupo prioritário, das 8h às 17h, em todas as 63 unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente e do Idoso e no PAM-Marechal. Além desses, dois postos extras estarão disponíveis: no Santa Cruz Shopping (Centro), que funcionará das 9h às 17h, e na Igreja Sagrado Coração de Jesus (Rua Dr. Alberto Vieira Lima, 50, Bairro Bairu), das 8h às 17h.

No "Dia D", o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, estará em Juiz de Fora e vai tomar a vacina junto com o prefeito Antônio Almas, às 10 horas, na UBS do Bairro Santa Luzia, localizada na Rua Torreões.

Fazem parte do grupo prioritário pessoas com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e 6 anos incompletos, professores, trabalhadores de saúde, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com prescrição médica.

Desde o início da Campanha, 10 de abril, a Secretaria de Saúde já imunizou 31.517 pessoas do público-alvo em Juiz de Fora. A meta é atingir a cobertura vacinal de 90%. De acordo com a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), Cecília Kosmann, esse é um dia importante durante a campanha, uma vez que facilita o acesso da população à vacina. Ela lembra que “a imunização é uma das principais formas de prevenção contra a influenza, tendo em vista que reduz o índice de complicações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe”.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do Influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A formulação utiliza vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, é muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha.

Horário de funcionamento das salas de vacinação durante o "Dia D – 4 de maio"

* Unidades Básicas de Saúde: 8h às 17h – Todos os grupos prioritários.

* Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente: 8h às 17h – Rua São Sebastião, 772 – Todos os grupos prioritários.

* Departamento de Saúde do Idoso: 8h às 17h – Rua Batista de Oliveira, 943 – Todos os grupos prioritários.

* PAM Marechal: 8h às 17h – Todos os grupos prioritários

* Santa Cruz Shopping: 9h às 17h - Todos os grupos prioritários

* Igreja Sagrado Coração de Jesus: 8h às 17h – Rua Dr. Alberto Vieira Lima, 50, Bairro Bairu – Todos os grupos prioritários.


*Fonte: www.pjf.mg.gov.br

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .