top of page
Foto do escritorRadio Catedral

Devotos manifestam alegria pela festa presencial de Santo Antônio na Catedral de Juiz de Fora

Por Roberta Oliveira

Chegada da imagem de Santo Antônio à Catedral Metropolitana | Imagem: WebTV A Voz Católica/Reprodução

A segunda-feira, 13 de junho, foi dia de demonstração pública de fé e da felicidade por poder se reunir para celebrar Santo Antônio, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.


"Que a gente possa aprender com ele a ser missionários da bondade, do amor, apóstolos do bem, da verdade e da Justiça", disse o Administrador Paroquial, Padre José de Anchieta Moura Lima.


Ao longo das missas, celebradas a cada duas horas, foram distribuídos cerca de 10 mil pães. O ponto alto foi a cerimônia presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira na chegada da carreata que saiu do Seminário Santo Antônio.



A alegria do reencontro na festa do padroeiro

Após dois anos sem festa com a presença dos fiéis, a retomada não foi igual. No entanto, ver a igreja cheia deixou feliz Maria do Carmo, que trabalhou nas barraquinhas durante as festividades.


Tarcísio José terminou um trabalho a tempo de participar pela primeira vez da carreata do Seminário de Santo Antônio até a Catedral.


Vivian Oliveira, a filha do Tarcísio, falou sobre a emoção de voltar a manifestar o carinho a Santo Antônio de forma presencial.


"Santo Antônio nos ensina a viver a bondade de Deus"


Além da felicidade, a gratidão. O Administrador Paroquial, Padre José de Anchieta Moura Lima, agradeceu a todos que colaboraram e tornaram possível a realização da festa de Santo Antônio na Catedral. Ele também comentou sobre o exemplo que o padroeiro deixa aos devotos: o amor e a prática do Evangelho.


Santo Antônio "Fujão"


Primeira imagem de Santo Antônio de Juiz de Fora Foto: Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana de Juiz de Fora abriga a imagem de Santo Antônio Fujão. Ela foi a primeira de Juiz de Fora e possui mais de 200 anos.


Segundo o site da Catedral, quando foi construída a capela de Santo Antônio de Juiz de Fora, em meados do ano de 1844, à margem da Estrada Geral - hoje avenida Barão do Rio Branco -, trouxeram em procissão a imagem de Santo Antônio para o novo templo.


Porém, a imagem teria sumido e aparecido na sua capelinha de origem. Tornaram a levar a imagem do santo para a nova capela, mas novamente ela retornou para seu local de origem.


Daí o nome “Santo Antônio Fujão”. A imagem é preservada até hoje, passou por um processo de restauração e ela é exposta durante a Festa de Santo Antônio, no dia 13 de junho.



Santo Antônio na Rádio Catedral


Desde o início da trezena, em 31 de maio, a Rádio Catedral FM divulgou os preparativos e a importância do padroeiro em diferentes cidades da Arquidiocese e como o exemplo do santo português pode nos inspirar cotidianamente.


Confira as nossas matérias especiais:


20 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page