Devoção mariana também é celebrada na zona rural de Santana do Garambéu (MG)
Por Roberta Oliveira
Começa nesta quinta-feira, 3 de agosto, a novena em preparação para a festa de Nossa Senhora da Cabeça, na paróquia do Bairro São Dimas. O tema da celebração é “Maria, Mãe da Cabeça, corações ardentes, pés a caminho, rumo ao centenário diocesano.”
Nossa Senhora da Cabeça também é celebrada em Santana do Garambéu, na Zona da Mata. A novena começa nesta quinta na comunidade rural de Pedra Negra. No último dia da novena, todos se reúnem para rezar na igreja, às 18h. No sábado (12), haverá confissão, procissão e Missa Festiva, a partir das 17h. Em seguida, acontece leilão.
A devoção à Nossa Senhora da Cabeça surgiu na região da Andaluzia, na Espanha. No Brasil, muitos devotos pedem a intercessão dela nos casos de cefaleia e em ajuda aos filhos com problemas escolares.
Festa no Bairro São Dimas em Juiz de Fora
As celebrações começaram no fim de julho com a etapa na paróquia da Peregrinação Mariana e Vocacional que celebra o centenário da Diocese de Juiz de Fora. Nesta quinta, será encerrado o terço nas casas das famílias. Segundo o administrador paroquial, Padre Erélis Camilo agora as atividades serão na Matriz, que fica na Rua Anita Garibaldi, s/nº, no Bairro São Dimas.
No domingo, 6 de agosto, das 11h às 13h, será realizada um almoço beneficente em prol da reforma da matriz. O cardápio é arroz, tutu, macarrão e pernil. O marmitex será vendido por R$ 15.
Padre Erélis fala sobre a programação para o dia 12 de agosto, quando é celebrada Nossa Senhora da Cabeça. E reforça que muitos devotos estão alcançando graças recorrendo a esta devoção mariana.
História de Nossa Senhora da Cabeça
* Fonte: site Cruz Terra Santa
A Serra Morena esta localizada na Andaluzia, Espanha. O pico mais alto desta serra é o pico da Cabeça. La vivia um soldado das Cruzadas, Juan Alonso de Rivas, que era natural de Granada. Ele ficara mutilado perdendo um braço na guerra contra os muçulmanos. Por isso se tornou um pastor de ovelhas. Juan era um devoto de Maria Santíssima e sempre quando estava trabalhando com suas ovelhas, ficava rezando e pedindo a proteção de Nossa Senhora para si e seus familiares.
No dia 12 de agosto de 1227, quando estava com seu rebanho perto do pico da Cabeça, Juan estava rezando. Então, de repente, ele viu uma grande luz e ouviu um barulho de um sininho tocando perto de onde estava. O sininho estava encaixado em um galho de árvore e não parava de tocar. Quando chegou mais perto, viu dentro de uma gruta que fica no cume do monte, uma imagem de Nossa Senhora.
Nesse momento, ele ouviu uma doce voz que vinha do Céu. A voz pediu que não tivesse medo, pois Juan estava apavorado com a visão. Nossa Senhora pediu para que ele fosse até o povoado de Andujar, que fica a 18 km da Serra Morena, e falasse de sua visão. Pediu também que Juan falasse para toda a cidade que Deus pedia a conversão de todos e que fosse construída naquele lugar uma grande igreja.
Juan, com medo que os moradores do povoado não acreditassem nele, pediu a Nossa Senhora que lhe desse um sinal. Foi aí que aconteceu um grande milagre. Por interseção de Maria Santíssima, Juan teve o seu braço refeito, aquele mesmo braço que fora arrancado na guerra.
Ele não se conteve de tanta alegria, correu para o povoado para contar a boa nova do milagre e do pedido de Nossa Senhora. Todos ficaram maravilhados ao verem-no com o braço novamente em seu corpo.
O vigário de Andajur e todos correram para o pico da Serra da Cabeça para verem a imagem e venerar Nossa Senhora. Ela passou a ser chamada ali de Nossa Senhora da Cabeça. Trouxeram a imagem em procissão para o vilarejo, até que fosse construída a igreja que Nossa Senhora queria. Foi, então, construído um grande templo em honra a Nossa Senhora da Cabeça. Toda a região se converteu e passou a peregrinar sempre para a Serra Morena.
Vários milagres começaram a acontecer e a nova devoção foi se espalhando por toda a região.
Um homem condenado à morte, jurando inocência, pediu um milagre para Nossa Senhora da Cabeça. Então, na hora de sua execução, chegou um mensageiro do Rei trazendo o perdão do condenado, dizendo que haviam errado em seu julgamento. Imediatamente todos começaram a gritar como sendo mais um milagre de Nossa Senhora da Cabeça. O homem mandou fazer uma cabeça de cera e a depositou aos pés da imagem em agradecimento.
Deste fato em diante passaram a representar a imagem da Santa segurando uma cabeça em suas mãos. As pessoas passaram a pedir proteção para quem tem dores de cabeça e para os filhos que não estão bem na escola, para que Nossa Senhora da Cabeça os cure e proteja.
Comments