Por Rádio Catedral com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora
Neste domingo, dia 3 de dezembro, a Igreja faz memória de São Francisco Xavier, santo padroeiro das missões. Foi um grande propagador do Evangelho no oriente, onde fundou várias missões, a ponto de ser conhecido como “São Paulo do Oriente”.
Em Juiz de Fora, haverá programação na capela no Bairro Parque Burnier, pertencente à Paróquia São José, que é dedicada ao santo.
No primeiro domingo do advento e dia de São Francisco Xavier, a Missa será paroquial, ou seja, acontece na Matriz, às 19h. Na quarta-feira, dia 6 de dezembro, a capela recebe os fiéis a partir das 19h, para o terço da Divina Misericórdia. Em seguida, às 19h30, será celebrada Santa Missa com benção do Santíssimo Sacramento.
A Capela São Francisco Xavier fica na Rua Natalino José de Paula, 309 – Bairro Parque Burnier.
Sobre São Francisco Xavier
Fonte: Vatican News
Francisco Xavier nasceu em 1506, norte da Espanha, em uma família nobre: seu pai era presidente do Conselho Real de Navarra. Em 1525, Francisco foi a Paris para fazer seus estudos universitários; em 1530, onde estudava o futuro Santo conheceu Pedro Fabro e Inácio de Loyola, com os quais de formou em Teologia.
A vocação missionária penetrou no coração de Xavier, que, na primavera de 1539, participou da fundação de uma nova Ordem religiosa, denominada “Companhia de Jesus”. Ao consagrar-se a Deus e ao apostolado, Francisco partiu para as Índias, a pedido do Papa Paulo III, que queria a evangelização daquelas terras, na época, conquistadas pelos portugueses.
Em 1547, a vida do futuro santo teve uma nova reviravolta: encontrou um fugitivo japonês, chamado Hanjiro, ansioso de converter-se ao cristianismo. O encontro suscitou em Xavier o desejo de ir também ao Japão, para levar o Evangelho à terra do “Sol levante”. Ali chegou em 1549 e, embora soubesse da pena de morte em vigor para quem administrasse o sacramento do Batismo, o religioso espanhol conseguiu fundar uma comunidade de centenas de fiéis.
A passagem do Japão para a China foi quase natural. Xavier encarou o “País do Dragão” como uma nova terra de missão.Em 1552, conseguiu chegar à ilha de Shangchuan, de onde tentou embarcar para Cantão. Mas, foi acometido por uma febre imprevista. Extenuado pelo cansaço e pelo frio, Francisco Xavier faleceu na madrugada no dia 3 de dezembro. Seu corpo foi depositado em um caixão cheio de cal, sem nem mesmo uma cruz como lembrança. Dois anos depois, seu corpo, íntegro e intacto, foi trasladado para a igreja do Bom Jesus de Goa, onde é venerado. Uma das suas relíquias – o antebraço direito – encontra-se conservada na igreja de Jesus, em Roma, desde 1614.
Comments