• Radio Catedral

Despedida de Monsenhor Hernani é realizada com celebração na Igreja São José

Atualizado: Jul 24

Por Fabíola Castro*


Na tarde da quarta-feira, 22 de julho, foi realizada na Igreja São José, do Bairro Costa Carvalho, em Juiz de Fora, a celebração de despedida de Monsenhor Hernani de Oliveira. O sacerdote faleceu durante a madrugada deste mesmo dia, na Santa Casa de Misericórdia, onde estava internado com pneumonia desde o último domingo (19).


O velório durou apenas algumas poucas horas devido às restrições e medidas de distanciamento por conta da pandemia e foi realizado, assim como as Exéquias, de forma restrita. A celebração, transmitida pela internet, foi presidida por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que era primo de Monsenhor Hernani. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira foi quem deu início à cerimônia. Estavam presentes também o pároco da Igreja São José, Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, e outros sacerdotes.


Após a celebração, o corpo de Monsenhor Hernani foi sepultado no Cemitério Parque da Saudade, em Juiz de Fora.


Dom Gil, contou em entrevista, que quando chegou para ser Arcebispo em Juiz de Fora há quase 12 anos, Monsenhor Hernani já morava no Lar Sacerdotal e como a casa do bispo é próxima, tiveram uma convivência bastante intensa todos esses anos.

Mesmo mais debilitado pelo peso da idade, ele tinha 97 anos, Dom Gil ressalta que era uma pessoa sempre serena.

Mais de 70 anos da vida de Monsenhor Hernani foram dedicados à Igreja, ao sacerdócio.

Dom Gil destacou como característica marcante de Monsenhor Hernani seu amor pelo Seminário e falou do exemplo que ele deixa para os seminaristas.

O Arcebispo emérito de Sorocaba (SP), que faz parte do Clero juiz-forano, Dom Eduardo Benes, teve uma convivência familiar com Monsenhor Hernani e também como membros da Igreja.

Monsenhor Hernani trabalhou por longos anos na Paróquia São José, tinha muito amor e carinho por essa comunidade. Celebrou lá, em 2018, seus 70 anos de sacerdócio. O atual pároco, Padre Pierre, falou do legado que o sacerdote deixou.

O Padre José de Anchieta Moura Lima, administrador da Catedral Metropolitana, também lembrou do exemplo de simplicidade e grande devoção de Monsenhor Hernani.


Monsenhor Hernani de Oliveira nasceu em Bias Fortes (MG) em 18 de junho de 1923. Era filho de Olegário Waldemar Oliveira e Carolina Augusta de Oliveira. Primogênito de seis irmãos, formou-se em Filosofia e Teologia no Seminário São José, em Mariana (MG).


Foi ordenado diácono em 1947 e padre em 8 de dezembro de 1948. Ao longo de sua caminhada, atuou por quatro décadas na Paróquia São José, do Bairro Costa Carvalho; foi professor de latim no Seminário Santo Antônio durante quase 30 anos (1949-1978) e também trabalhou durante uma década na Casa de Saúde (1945-1955). Foi professor de Ensino Religioso no Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, e assistente do Movimento Familiar Cristão de Juiz de Fora, além de Conselheiro Espiritual das equipes de Nossa Senhora.


No Seminário Santo Antônio, conviveu com padres que hoje já são falecidos e que fizeram história em Juiz de Fora, como o capelão e radialista Wilson Valle da Costa, o Bispo Dom Altivo Pacheco Ribeiro e Martinho Reis Gaio.


Exerceu também a função de Vigário Geral da Arquidiocese do final da década de 1960 até os últimos anos da gestão de Dom Geraldo Maria de Morais Penido. Nesse período, celebrou o Jubileu de Prata (25 anos de sacerdócio), sendo agraciado com o título de Monsenhor, solicitado por Dom Geraldo ao Vaticano. Em agosto de 2011, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora.


No dia 8 de dezembro de 2018, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Monsenhor Hernani comemorou 70 anos de ordenação presbiteral. A data foi lembrada durante Celebração Eucarística em ação de graças realizada na Igreja São José, local onde celebrou sua primeira Missa. A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por diversos padres de nossa Igreja Particular. Na ocasião, o sacerdote recebeu diversas homenagens, inclusive uma placa comemorativa que está afixada na entrada da igreja.



Celebração das Exéquias de Monsenhor Hernani na Igreja São José:



*Sonoras e fotos: Danielle Quinelato

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .