Por Roberta Oliveira
As associações de catadores de materiais recicláveis que são credenciadas na Prefeitura de Juiz de Fora receberam recentemente cinco carretinhas emprestadas e também doação de sucatas provenientes da antiga usina de reciclagem, no Aterro Sanitário.
As instituições beneficiadas foram Associação Lixo Certo (Alicer), Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares), Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf), da Associação Deus é Maior (Adem) e da Coleta Seletiva – JF.
A Diretora Geral do Demlurb detalhou à Catedral FM como estas ações se encaixam no projeto de tornar Juiz de Fora cada vez mais sustentável.
Ações visam ampliar a sustentabilidade em Juiz de Fora
A Diretora Geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Ana Luisa Guimarães explicou o processo constante em busca destas parcerias que levaram a estas duas iniciativas voltadas para as associações dos catadores de recicláveis.
Ana Luisa Guimarães considerou que é fundamental o fortalecimento das associações para potencializar a coleta seletiva na cidade. Com a formalização e organização, foi possível viabilizar o empréstimo das carretinhas, com a assinatura do "Termo de Empréstimo de Bens Permanente” e também a doação das sucatas. Ela considera que são etapas do avanço da sustentabilidade na coleta de resíduos sólidos no município.
Como a população pode ajudar na coleta seletiva
Para que todo o processo envolvendo a coleta seletiva funcione, além da prefeitura e dos catadores, Ana Luisa Guimarães reforça que a população precisa ajudar.
O material recolhido pelo Demlurb é distribuído entre as associações e os próprios catadores fazem a seleção do que pode ser reciclado. Segundo a Diretora Geral do Demlurb, mais de 100 bairros de Juiz de Fora já são atendidos nas rotas de coletas seletivas.
Na aba “rotas de coleta” no site do Demlurb, a pessoa pode pesquisar pelo nome da rua e bairro para ter a informação do dia e horário de atendimento da coleta seletiva.
Comments