Por Fabíola Castro
A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está oferecendo o curso “Capacitismo: precisamos dialogar”, como uma forma de lembrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que foi comemorado em 21 de setembro.
As inscrições foram abertas no dia 21 e seguem até 1º de outubro. Os interessados devem preencher um formulário on-line, disponível no site da PJF. Clique aqui. O curso será ministrado de forma virtual e começa no dia 6 de outubro.
A Supervisora do Departamento de Formação Permanente de Direitos Humanos da Secretaria Especial em Direitos Humanos, Mericol Freitas, fala sobre a proposta da formação.
Os encontros do curso “Capacitismo: precisamos dialogar”, serão semanais. De acordo com Mericol Freitas, haverá também possibilidade de cadastro de reserva conforme a procura.
O capacitismo é o preconceito que tem como base a “capacidade” de outros seres humanos. Principalmente, quando se pensa na parcela da população que possui algum tipo de deficiência.
Conforme a Supervisora do Departamento de Formação Permanente de Direitos Humanos, Mericol Freitas, o curso pretende despertar nos participantes a compreensão da relevância da temática da pessoa com deficiência, trabalhando também temas relevantes e com participações importantes.
Cada encontro da formação contará com um tema específico, que tem como objetivo o debate sobre o "capacitismo" em diferentes perspectivas.
Confira os temas a serem trabalhados:
1 - O normal precisa acabar
2 - Barreiras visíveis e invisíveis às pessoas com deficiência
3 - Capacitismo, o que é afinal?
4 - Capacitismo e mídia
5 - Capacitismo e os espaços urbanos
6 - Capacitismo e mercado de trabalho
7 - Capacitismo e a educação
8 - Capacitismo e mulheres com deficiência
9 - Capacitismo nas relações de afeto
10 - Desconstruir a cultura capacitista é possível?
11 - Conversa coletiva / criando soluções em grupo/ propostas de ações no curto, médio e longo prazo.
Comments