top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Cuidados devem ser tomados na instalação de enfeites nas ruas e usar a rede elétrica é proibido

A Copa do Mundo 2022 está chegando e as pessoas costumam enfeitas as ruas para lembrar da competição e apoiar a Seleção Brasileira.


Por Rádio Catedral


*Foto: Cemig/Divulgação.

Com a aproximação do início da Copa do Mundo 2022 em 20 de novembro os torcedores já começam os preparativos para enfeitar as ruas em todo país. Porém, é preciso saber que é proibido instalar quaisquer objetos e itens de decoração em postes e outros componentes da rede elétrica, incluindo os padrões de energia das residências, pois o risco de acidentes é muito grande.


O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Soares, explica o perigo de usar estas estruturas para pendurar os enfeites.


Em vias públicas e praças, os enfeites e ornamentos precisam ser instalados longe das redes de energia, jamais podem ser afixados nos postes, braços de iluminação pública e nunca fixados com arames metálicos, pois, além de colocarem em risco os instaladores, dificultam o acesso dos eletricistas para a manutenção do sistema elétrico. Além do risco de choque elétrico, existe o risco de queda por altura durante a afixação dos enfeites e isto pode ser fatal.


Em casos de acidente envolvendo redes elétricas a população deve ligar imediatamente para o número 116, da Companhia Energética de Minas Gerais – que funciona 24 horas por dia, e aguardar a chegada dos técnicos especializados. Além da Cemig, a população também pode acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193, e o da PM é 190.


Outras recomendações:


– Não lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.


– Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites que utilizem energia (lâmpadas etc), consultar um eletricista especializado. Fazer gatos é crime e traz sérios riscos para quem faz e para a população.


– Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica, independentemente do material.


– Com relação a estruturas para exibição de jogos em telões e apresentação de shows, na montagem e na desmontagem deve-se considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, de redes subterrâneas, nunca montando estes palanques embaixo da rede elétrica da Cemig.


– Atenção à instalação de antenas de TVs ou de internet, que devem ser colocadas sempre longe dos fios das redes elétricas, e sempre utilizando hastes de dimensões inferiores à menor distância entre o ponto de instalação e a fiação da Cemig.


– A fixação das coberturas de palcos e assemelhados deve ser bem-feita para evitar o desprendimento e a possível projeção contra a rede elétrica, em casos de ventos fortes.


– Aparelho de som, refrigeração, churrasqueiras elétricas e outros aparelhos deste tipo não devem ser ligados próximo a duchas ou piscinas.


– Não utilizar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.


– Outro alerta importante é em relação aos fogos de artifício, que devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da rede elétrica, afastados de bandeirinhas e de demais enfeites ou materiais que apresentem risco de incêndio.


– Não tentar socorrer as vítimas se houver contato com fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.


*Fonte: Agência Minas

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page