top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Cuidados com a saúde bucal das crianças

Por Fabíola Castro

*Foto: Freepik.

A boca é parte do sistema digestivo, onde se inicia o processamento dos alimentos pelo organismo. Nesse processo os dentes são vulneráveis à ação de agentes como açúcar e amido. A boa saúde bucal envolve os cuidados com os dentes. Esses cuidados devem começar desde criança para a formação de hábitos que se prolongarão na vida adulta.


Os pais têm papel fundamental nesse início de ensinar e ajudar os filhos a cuidar dos dentes, criar bons hábitos de escovação desde muito cedo, estimular o uso do fio dental, escolher escovas adequadas e visitar o dentista regularmente. Para as crianças, é preciso criar uma rotina prazerosa de cuidados e escovação dos dentes.


A Coordenadora do Curso de Odontologia da Faculdade Estácio de Juiz de Fora, Jocimara Campos, traz informações importantes sobre o cuidado com a saúde bucal das crianças.


Confira:


É fundamental no cuidado com a saúde das crianças, dos bebês, incluir na rotina de cuidados, visitas ao odontopediatra? Qual a idade ideal para se começar essas visitas?


A higiene bucal para os bebês como deve ser?


Com qual frequência as visitas ao dentista devem acontecer para as crianças?


Quando começam a nascer os dentinhos quais os cuidados devem ser tomados, e também, quando a criança já é maior e começar a trocar os dentes, quais recomendações?


Quais as dicas de cuidados para as crianças? Como ensinar a usar o fio dental, por exemplo?


Existem escovas específicas para as crianças? Como devem ser?


Quais os benefícios para as crianças das visitas frequentes ao dentista?


Cuidar da saúde bucal, e isso vale tanto para as crianças quanto para os adultos, está dentro do contexto global dos cuidados com a saúde e quando os bons hábitos são ensinados e adotados desde pequenos fica muito mais fácil segui-los. Esse pode ser mais um dos muitos momentos de interação entre pais e filhos, a escovação juntos, por exemplo, atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido e incentivam a boa higiene bucal.

20 visualizações0 comentário
bottom of page