21 de março, marca a celebração do Dia Internacional e Nacional da Pessoa com
Síndrome de Down.
Por Rádio Catedral*
Esta quinta-feira, 21 de março, marca a celebração do Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, data importante para marcar a luta por efetivação de direitos dessa parcela da população. No Brasil, estima-se que um em cada 700 nascimentos seja com essa condição genética, independentemente de etnia, gênero ou classe social.
A Coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras (Caspd) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Renata Vaz, explica sobre a Síndrome de Down e quais cuidados essa condição necessita e de que forma.
A deficiência intelectual pode ser um dos diagnósticos na síndrome de down, mas segundo Renata Vaz, não é uma condição em todos os casos. Ela diz que em Minas Gerais há um serviço que presta auxílio aos pacientes que necessitem.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) é uma instituição dedicada ao cuidado e à inclusão de pessoas com deficiência intelectual. João Felipe Passos, psicólogo que trabalha na Apae fala sobre os serviços oferecidos.
O psicólogo João Felipe Passos destaca que o Dia Mundial da Pessoa com Síndrome de Down é uma oportunidade para refletir sobre os avanços e desafios enfrentados por esses indivíduos.
A Fátima Maria Lana Diniz já trabalhou, é ex-presidente de uma unidade da Apae, e sua filha, Rita Lana Diniz é beneficiária da Associação desde bebê e colhe, segundo ela, muitos frutos na vida adulta dos serviços recebidos no local. Fátima define a Síndrome de Down como a síndrome do amor.
O Dia Internacional da Síndrome de Down neste 21 de março, é celebrado desde 2006 e a data se refere às três cópias do cromossomo 21 - um a mais - que as pessoas com Síndrome de Down têm. O dia foi criado para celebrar a vida dessas pessoas, reforçar os seus direitos e espaço na sociedade e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todos os outros.
Em outra entrevista do nosso quadro Bendita Saúde, o médico pediatra, Dr. Antônio Aguiar, também explicou sobre a Síndrome de Down, conhecida ainda como “trissomia”. Confira:
*Sonoras: SES-MG | Divulgação.
Comments