Por Rádio Catedral
Estão abertas as inscrições para o seminário “Crescimento da população idosa: perspectivas e desafios”. O evento será no próximo dia 29, das 14h às 16h, no anfiteatro do Museu Ferroviário, localizado na Av. Brasil, 2001, Centro.
A iniciativa é da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Qualquer pessoa interessada no tema pode se inscrever para participar. Clique aqui.
A assessora de políticas para a pessoa idosa da Secretaria, Maria Cristina Pereira, explicou que a proposta do seminário surgiu a partir dos indicadores de envelhecimento da população brasileira divulgado pelo levantamento feito em 2022 pelo Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a pesquisa, os indicadores de envelhecimento da população brasileira aceleraram para níveis recordes, e pessoas de 65 anos ou mais já representam 10,9% do total de habitantes no país. Dos 203,1 milhões de brasileiros, 22,2 milhões estão nesta faixa etária. O contingente de pessoas idosas com 65 anos ou mais teve um salto de 57,4% em relação ao recenseamento anterior, de 2010.
De acordo com a assessora, “Juiz de Fora não foge deste fenômeno, que tende a se tornar uma constante nos próximos anos e o direito de envelhecer com saúde, segurança, apoio e qualidade de vida é o que se deve buscar constantemente”.
Confira a programação:
13h30: Credenciamento
14h: Abertura
14h10: Palestra - A transição demográfica no Brasil e o processo de envelhecimento populacional com o professor do departamento de estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Doutor em demografia, Luiz Cláudio Ribeiro (Cacáudio)
14h45: Palestra - Impacto do Envelhecimento Populacional nas Políticas Sociais com o professor da Faculdade de Medicina da UFJF, Doutor em Saúde Coletiva, Márcio José Martins Alves
15h20: Debates e troca de experiências
16h: Encerramento
Outras informações: 3690-7331
留言