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Costume acentuado na Quaresma e Semana Santa, comer peixes faz bem para saúde?

Por Fabíola Castro

*Foto: Shutterstock-Prostock-studio.

 

O peixe costuma ser visto como um dos alimentos mais saudáveis. O seu consumo traz vários benefícios para a saúde porque é rico em gorduras boas, proteínas, vitaminas, e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Alguns tipos são ricos em ômega 3, um potente anti-inflamatório.


O consumo de peixes acontece ao logo de todo ano, mas é costume de muitas famílias inserir mais esse alimento, substituindo a carne vermelha, durante o período da Quaresma e da Semana Santa. Mas será que existem contraindicações no consumo de peixes?


É sobre isso que conversamos, no Bendita Saúde desta quinta-feira (26), com a professora do curso de Nutrição da Estácio, Fernanda Albuquerque, para falar dos benefícios de inserir o peixe na alimentação, sempre que possível, não apenas em épocas específicas.


Confira:


Os peixes são mais saudáveis e quais os benefícios do seu consumo regularmente?



Quais os benefícios de cada tipo de peixe? Tem aqueles que seriam melhores, mais saudáveis?



Na hora da compra do peixe quais são os cuidados e o que observar, principalmente quando eles são comprados frescos?



Antes do preparo como deve ser o manuseio desse peixe? Ele pode vir de diversas maneiras, congelado, aquele que precisa ainda ser limpo, por exemplo?



E quais dicas para o momento do preparo para que não deixe de ser um alimento saudável?



O que pode dificultar o consumo de peixes pela população? Há casos em que eles podem não ser indicados?




É importante lembrar que o ideal é preparar o peixe apenas com azeite no forno, fazer preparações grelhadas ou cozidas, juntamente com verduras e legumes para aumentar o valor nutricional da refeição.



Confira a matéria:

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