Por Roberta Oliveira
Neste sábado, 22, Juiz de Fora vai parar para ver os atletas passarem pela Avenida Rio Branco na 74ª Corrida da Fogueira. Após o período de pandemia, a prova recupera uma tradição e retorna ao mês de julho. Foram 2.535 inscrições, sendo 2.395 na categoria adulta e 140 inscrições na kids.
A Praça do Bom Pastor vai sediar a Fogueirinha a partir das 16h. Mais tarde, às 19h, será a largada da prova adulta. Os atletas vão percorrer 7km de corrida e 3,5 km de caminhada para todas as categorias.
Por causa da prova, haverá interdição e mudança no trânsito ao longo do percurso da prova, entre os bairros Bom Pastor e Manoel Honório. Confira abaixo as alterações.
O kit de participação será entregue no 2º Piso do Santa Cruz Shopping, na Rua Jarbas de Lery Santos, 1655, no Centro, na sexta, 21, de 10h às 17h, e no dia 22, de 10h às 14h. A entrega de chips será realizada das 17h30 às 18h45 de sábado.
Mantendo acesa a tradição da Corrida da Fogueira
O Supervisor de Esporte de Participação e Rendimento, Jarbas Duque, destaca a expectativa da Secretaria de Esportes e Lazer para a edição 2023.
A corrida surgiu numa festa junina e foi realizada pela primeira vez em 23 de junho de 1942. Em seis anos, não foi realizada. Jarbas Duque reforça a importância e a relevância da Corrida da Fogueira no contexto esportivo regional, estadual e nacional.
O Supervisor de Esporte de Participação e Rendimento, Jarbas Duque convida a população a prestigiar o evento e apoiar os inscritos na Corrida da Fogueira 2023.
História da Corrida da Fogueira*
A Corrida da Fogueira começou em uma festa junina, na década de 1940. Vicente Ferreira dos Santos teve a ideia de promover uma corrida de rua, reunindo alguns amigos, para divulgar a festa junina no Bairro Mariano Procópio.
Em 23 de junho de 1942, 47 atletas ouviram o sinal da largada da “1ª Corrida da Fogueira”, que desde o início teve o percurso de 7 Km.
O vencedor da primeira edição foi Pedro Marciano da Silva, atleta do Mangueira Futebol Clube, de São João Nepomuceno, com o tempo de 23m58s. Após a premiação, ele teve a honra de acender a fogueira da festa - gesto que foi mantido por décadas.
Na década de 1940, poucas provas de rua eram realizadas no país. A Corrida da Fogueira se tornou a maior prova de Minas Gerais e escreveu uma contribuição decisiva para o crescimento do esporte no Brasil.
Na década de 1970, a prova recebeu incentivo dos setores ligados ao desenvolvimento do esporte brasileiro, inclusive do Conselho Nacional do Desporto (CND). Em 1976, as mulheres começaram a participar do evento e a primeira campeã foi a atleta Sandra Paula Ferreira.
A corrida só não foi realizada em 1964, devido ao Golpe Militar, e entre os anos de 1980 e 1983, quando o Sport Club Mariano Procópio perdeu as condições para realizar o evento.
A partir de 1984, após intensas negociações, passou a ser promovida pelo Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora.
Nas décadas de 80 e 90, ficaram para a história os duelos entre Joel Elídio de Faria, José da Conceição e Hélio Oliveira. Outros nomes que também participaram da prova foram Viviany Anderson de Oliveira, Geraldo Francisco de Assis, João da Mata e Ronaldo da Costa.
*Fonte: SEL
Mudanças no trânsito
A partir de 18h30 deste sábado, 22, os cruzamentos da Avenida Rio Branco, após a Rua Salgado Filho, no Bom Pastor, até a Rua Agassis, no Mariano Procópio ficam fechados para a passagem dos competidores da 74ª Corrida da Fogueira, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), na pista de ônibus da via.
A largada será na praça do bairro Bom Pastor, e o percurso total é de sete quilômetros. Por isso, a Avenida Dr. José Procópio Teixeira, na pista sentido Centro/bairro, entre as ruas Dr. João Penido Filho, que terá a mão invertida, e José Mário Vilella, será totalmente interditada a partir das 8h de sexta-feira, 21, também com proibição para estacionamento de veículos no trecho, para a montagem da estrutura da prova.
O desvio no sentido para o Centro de todo o transporte coletivo e dos veículos que seguem dos bairros Alto dos Passos, pela Rua Belmiro Braga, e os oriundos do bairro Boa Vista, pela Rio Branco, será feito pela Rua Salgado Filho, Rua Márcio Pinto, praça da igreja do bairro e Av. Procópio Teixeira no sentido Centro, até a pista lateral da Avenida Rio Branco.
A orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) é que os motoristas evitem ao máximo transitar no local entre 17h e 22h e utilizem rotas alternativas para não ficarem por longos períodos retidos no trânsito.
Os ônibus urbanos, ou de transporte interestaduais, que transitam pela Rua Dr. Romualdo e Avenida Itamar Franco vão ter que aguardar a passagem dos competidores para seguirem viagem, devendo os usuários considerarem atrasos no quadro de horários.
Os agentes de transporte e trânsito da SMU vão monitorar todo o percurso da Corrida da Fogueira, mas, retenções extremamente longas no trânsito serão inevitáveis em toda a região central da cidade e na Zona Sul.
Na pista central da Avenida Rio Branco, o tráfego de ônibus será proibido após às 18h de sábado, até o término da prova.
Os ônibus que normalmente utilizam este trajeto vão circular pela pista lateral, fazendo breves paradas para embarque e desembarque de passageiros, paralelamente aos pontos existentes.
Comments