Por Rádio Catedral
As Olimpíadas destacam que, além da parte física e técnica, é importante ter a preparação mental. E é aí que entra em campo, quadra ou ginásio a psicologia do esporte.
A maior medalhista da história do Brasil,Rebeca Andrade destacou a importância do trabalho com a psicóloga Aline Wolff, que coordena o trabalho de preparação psicológica de atletas do time brasil e da ginasta campeã.
O professor doutor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em psicologia do esporte, Renato Miranda, explica que ela se consolidou como mais um instrumento na preparação geral do atleta para as competições.
Renato Miranda comenta que houve uma confusão no Brasil que criou um preconceito contra a contribuição da psicologia na preparação de um atleta de ponta para grandes competições, como os Jogos Olímpicos e Copa do Mundo, por exemplo.
O professor Doutor da Faefid da UFJF destacou que o comentário de muitos atletas que garantem não precisar de um apoio psicológico apenas revela que ele ainda não entendeu o real objetivo da psicologia do esporte.
Quem compete em alto nível, lida com a pressão interna, externa, e treinamentos intensos e nem sempre consegue o resultado. E a psicologia do esporte pode ajudar neste processo, como destaca professor Renato Miranda.
Manter as emoções sobre controle é outro desafio para o atleta de ponta. Professor Renato Miranda lembra que o ideal é não ter sentimentos exagerados durante a competição, porque irá afetar no desempenho.
Nos jogos olímpicos, tivemos as imagens do desespero da judoca japonesa Uta Abe invicta há 5 anos e extremamente favorita ao ser derrotada na estreia. Vários brasileiros pediram desculpas por não ter conseguido medalha de ouro ou chegar ao pódio. Renato Miranda enumera alguns comportamentos onde a cobrança transcende o limite normal.
O professor doutor da faculdade de educação física e especialista em psicologia do esporte, Renato Miranda, comentou sobre o equilíbrio do esporte como causador de alegria ao mesmo tempo que impõe tensão aos praticantes.
Comments