• Radio Catedral

Coronavírus: cuidados com alguém infectado em casa

Por Fabíola Castro

Imagem reprodução internet.

Distanciamento social, lavar as mãos com frequência, utilizar máscaras, evitar sair de casa, a não ser por necessidade, são medidas importantes para minimizar as chances de se contaminar com o novo Coronavírus, causador da Covid-19. Mas, e como se proteger se você mora com alguém que contraiu a doença? Pode ser algo bastante difícil manter a distância em família, dentro da mesma casa, mas é algo importante para evitar que mais pessoas sejam contaminadas.


O infectologista, Dr. Marcos Moura, explica como deve ser a convivência nesse período em que houver alguém contaminado e os cuidados. Confira:


Primeiramente, como se dá a transmissão do coronavírus?


É possível se proteger morando com alguém infectado pela covid-19? Como a pessoa infectada deve se isolar em casa?


Para famílias numerosas que moram em espaços pequenos, com poucos cômodos, o isolamento torna-se uma situação mais complicada e difícil?


Como deve ser a limpeza e descarte do lixo em uma casa com alguém contaminado pelo coronavírus?


Máscaras ajudam a reduzir a chance de contágio e devem ser usadas por todos mesmo em casa?


Mais recomendações:


A parte da casa em que o doente de Covid-19 estiver deve ser, na medida do possível, totalmente isolada das outras pessoas. A área precisa ficar com as janelas abertas, para o ar circular e com as portas fechadas. Caso haja a necessidade de utilizar lugares comuns da casa, a pessoa contaminada deve utilizar máscara e ficar a 2 metros de distância das outras pessoas, além de higienizar as mãos sempre antes de sair do cômodo, como é o caso de haver apenas um banheiro na casa. A própria pessoa deve higienizar com algum sanitizante tudo o que tocou todas as vezes que utilizar.


Se for preciso se aproximar da pessoa doente, utilize equipamentos de proteção pessoal, como máscara e luvas descartáveis. Antes e depois do contato é preciso lavar as mãos corretamente e também todos os objetos utilizados pelo infectado. Não toque os olhos, nariz e boca antes de lavar as mãos.




0 comentário