• Radio Catedral

Congregação Redentorista celebra o seu fundador, Santo Afonso Maria de Ligório

Por Fabíola Castro*


Neste dia 1 º de agosto, a Igreja celebra Santo Afonso Maria de Ligório. Ele nasceu em 1696, em Nápolis, na Itália. Filho de pais cristãos, ricos e nobres, que ao se depararem com sua inteligência privilegiada deram-lhe todas as condições e suporte para se tornar uma pessoa brilhante.


Concluiu os estudos de teologia, sendo ordenado sacerdote em 1726, com 30 anos. Seu pai demorou a aceitar sua decisão, mas vendo as ações do filho, acabou reconhecendo a graça de Deus presente nele. Afonso colocou seus talentos a serviço do povo de Deus. Aos que lhe perguntavam qual era seu lema, dizia: "Deus me enviou para evangelizar os pobres".


Em 1732, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas), destinada exclusivamente à pregação aos pobres, às regiões de população abandonada, sob a forma de missões e retiros. Em 1762 aceitou ser o Bispo da diocese de Santa Águeda dos Godos. Entretanto a saúde enfraquecida o fez retirar-se de volta para o convento, onde continuou a escrever.


Durante a vida chegou a escrever mais de 120 livros e tratados. Dentre os mais célebres estão: Teologia Moral; Glórias de Maria, Visitas ao Santíssimo Sacramento, Prática de Amor a Jesus Cristo e o Tratado sobre a Oração.


Afonso Maria de Ligório morreu aos 91 anos no dia 1º de agosto de 1787. Santo Afonso é Doutor da Igreja e padroeiro dos confessores e teólogos de doutrina moral.


O Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSSR, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Vale da Floresta, em Juiz de Fora, comenta sobre os ensinamentos de Santo Afonso.

Padre Vanderlei fala sobre a presença dos redentoristas em Juiz de Fora.

Celebrando o fundador da Congregação Redentorista, nesta quinta-feira (1º), haverá na Paróquia Nossa Senhora da Glória, a Santa Missa às 19h. A Igreja da Glória fica na Av. dos Andradas, 855 - Morro da Glória.


Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Vale da Floresta, há uma Comunidade dedicada a Santo Afonso e um Tríduo festivo está sendo realizado desde quarta-feira (31) em todas as comunidades às 19h30, até o dia 2. Já no sábado (3), haverá às 19h30, a Missa Festiva de Santo Afonso, na Escola Municipal Olinda de Paula Magalhães, localizada na Rua Acácio Duarte, 2 - Bairro Jardim Esperança.


*Com informações de: a12.com - Santo do dia

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .