Radio Catedral
Congregação do Santíssimo Sacramento inicia trabalhos no Cenáculo São João Evangelista
por Giovane Rezende
Foi realizada no sábado, dia 22 de janeiro, a Celebração Eucarística que marcou a chegada dos padres da Congregação do Santíssimo Sacramento à Arquidiocese de Juiz de Fora e o início do trabalho conjunto com as Servas do Santíssimo Sacramento, que estão presentes no Cenáculo São João Evangelista há mais de 70 anos.
Na ocasião, foram apresentados o novo Capelão, Padre José Elissandro Santos de Santana, SSS., e o Vice-Capelão do Cenáculo, Padre Jésus Mateus Silva, SSS. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a celebração e destacou este momento que é muito importante para a história de nossa Arquidiocese.
Segundo Dom Gil, a Eucaristia é o símbolo maior do amor, e os Sacramentinos trazem o ideal de Padre Julião Eymard, que busca encerrar com a indiferença do Mundo ao amor de Deus.
A Missa foi concelebrada pelo Superior Provincial dos Sacramentinos, Padre Marcelo Carlos da Silva, SSS., que ressaltou que a presença da congregação em Juiz de Fora representa esperança e alegria, a partir da Eucaristia.
Conforme Padre Marcelo, o espaço foi reorganizado e agora a Missão vai ser construída, levando em consideração o que já existia no Cenáculo São João Evangelista.
O novo Capelão do Cenáculo, Padre José Elissandro Santos de Santana, SSS., apontou para a união dos trabalhos com as irmãs sacramentinas e também a chegada de 15 seminaristas Sacramentinos, que farão o curso no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio através de uma parceria com o Centro Universitário UniAcademia.
De acordo com padre Elissandro, a casa de formação ainda está recebendo os ajustes finais para acolher os estudantes.
A chegada dos seminaristas será precedida por um tríduo, a ser celebrado no Cenáculo São João Evangelista, como conta padre José Elissandro Santos de Santana.
A comunidade religiosa funcionará no segundo andar da residência que fica anexa ao Cenáculo São João Evangelista e que passou por reforma nos últimos meses.