• Radio Catedral

Comunidades de Juiz de Fora celebram São Francisco de Paula

Por Fabíola Castro*


Neste sábado, 2 de abril, a Igreja celebra São Francisco de Paula. Em Juiz de Fora são duas comunidades dedicadas ao santo italiano: a Paróquia São Francisco de Paula, no Distrito de Torreões e a Comunidade do bairro que também leva o nome do padroeiro, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Zona Norte da cidade.


O santo nasceu na cidade de Paula, na Calábria, Itália, em 1416. Recebeu este nome devido à devoção de seus pais a São Francisco de Assis. Em sinal de gratidão a uma cura recebida por intercessão do santo, viveu um tempo num convento franciscano.


Amor a Deus e ao próximo marcaram sua história, e seu lema pessoal era a caridade. Depois de sair do convento, foi em peregrinação com seus pais para Roma, e ali descobriu seu chamado à vida eremítica. Ficou na Itália, em uma região distante, dedicando-se à vida de oração e penitência. Um homem da caridade em comunhão com as dores da humanidade e da Igreja.


Muitos descobriram sua santidade e iam até ele pedir conselhos. Alguns desses descobriam sua vocação e permaneciam. Com isso, Francisco de Paula fundou uma ordem eremítica (Ordem dos Mínimos), que tinha como lema a caridade.


Francisco de Paula morreu em Tours, em 2 de abril de 1507. Sua fama difundiu-se logo pela Europa, por meio dos três ramos da família dos Mínimos: frades, monjas e terciários. Foi canonizado em 1° de maio de 1519, apenas doze anos após a sua morte, durante o pontificado do Papa Leão X, do qual ele havia previsto sua eleição para o trono papal quando ainda era criança.


Em Juiz de Fora, há uma paróquia dedicada a São Francisco de Paula, no Distrito de Torreões. O pároco, Padre José Custódio de Oliveira, conta que a Matriz permanecerá aberta o dia todo para orações dos fiéis e haverá à noite a procissão e a Santa Missa festiva.


Padre José Custódio destaca ainda o exemplo deixado por São Francisco de Paula.


A Paróquia São Francisco de Paula fica na Rua Principal no Centro do Distrito de Torreões. Logo após a Santa Missa serão vendidos caldos e pipoca.


Comunidade no Bairro São Francisco de Paula - Zona Norte


Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Santa Cruz, há também uma Comunidade dedicada a São Francisco de Paula, no bairro que leva o nome do padroeiro. Depois de realizar o Tríduo Preparatório, neste sábado (2), haverá a Santa Missa às 19h30. A Comunidade fica na Rua José Dias Ferreira, lote 01 ‐ Bairro São Francisco de Paula.





*Com informações do Santo do Dia - Canção Nova.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo