Por Rádio Catedral
A Comunidade São Roque, que pertence à Paróquia da Glória, em Juiz de Fora, inicia nesta quinta-feira, dia 5, a festa em comemoração ao seu padroeiro. São Roque é celebrado no dia 16 de agosto, mas, em razão da festa de Nossa Senhora da Glória, padroeiro da Paróquia, foi adiado para o início do mês de setembro.
Com o tema “São Roque: Modelo de fé e unidade na oração”, a festa terá um tríduo preparatório, presidido pelo Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.Ss.R, atual Pároco da Igreja Santo Afonso (RJ) e Pároco da Glória entre os anos de 2012 e 2018.
Nesta quinta-feira, dia 5, a programação começa às 17h com a exposição e bênção do Santíssimo Sacramento. Na sexta-feira (6), às 17h, haverá a oração do terço com o Apostolado da Oração. No sábado (7), haverá a tradicional bênção dos animais de estimação, às 15h. No domingo, 8 de setembro, a festa iniciará às 9h com procissão. Em seguida, haverá a Missa solene, presidida pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Padre Carlos Viol, C.Ss.R. De quinta-feira a sábado, a partir das 17h, haverá o funcionamento de barraquinhas no Largo São Roque.
São Roque é considerado protetor contra as doenças e pestes.Ele nasceu na França em 1295. Perdendo os pais ainda jovem, renunciou à nobreza e distribuiu seu patrimônio aos pobres. Aos 20 anos, saiu de sua cidade, Montpellier, dirigindo-se a Roma e à Terra Santa em peregrinação de penitência. Durante a viagem, deparou com a peste negra e se colocou à disposição dos doentes, consolando-os e curando-os em nome de Jesus. No entanto, ele também contraiu a doença e retirou-se para um bosque. Curado miraculosamente por Deus, durante este período, foi alimentado por um cão. Morreu aos 32 anos. Sua devoção foi introduzida em Juiz de Fora pelos colonos italianos no início do século XX.
Confira a programação:
1º Dia: 5 de setembro, quinta-feira
A Oração como fonte de consolação e esperança
17h: Exposição do Santíssimo Sacramento.
17h30: Bênção do Santíssimo Sacramento.
18h:Missa. Bênção da água.
2º Dia: 6 de setembro, sexta-feira
A Oração em Comunidade como meio de unidade e solidariedade
17h: Oração do Terço – Apostolado da Oração
18h: Missa. Bênção dos pães.
3º Dia: 7 de setembro, sábado
A Oração como Caminho de Conversão
15h:Bênção dos animais de estimação.
18h:Missa. Bênção das famílias.
Festa
8 de setembro, domingo
9h: Procissão saindo da Capela São Roque, passando pela Avenida dos Andradas, Rua Barão de Cataguases, Rua João Pinheiro, Rua Paula Lima, voltando à Capela São Roque, onde haverá Missa Solene, presidida pelo Pároco, Pe. Carlos Viol, C.Ss.R.
A capela São Roque está situada na Av. dos Andradas, 383 – Morro da Glória.
Bình luận