Teve início na última segunda-feira, 6 de maio, na Capela Santa Lúcia Filippini, no Bairro Nova Era, em Juiz de Fora, a novena em honra à padroeira, tradicionalmente festejada no dia 26 de março. Os encontros novenários seguem até o dia 14.
Na comunidade pertencente à Paróquia São João Paulo II, Santa Lúcia é celebrada no dia 15 de maio. Este ano a festividade tem como tema “Vivamos os amores de Santa Lúcia Filippini: amor à Palavra de Deus, à Eucaristia, a Maria, à oração e aos pobres e sofredores.”
A novena acontece todos os dias às 19h30, durante missa, com exceção do dia 12 de maio, quando a celebração será às 18h. // Na segunda-feira, dia 13, dedicado também a Nossa Senhora de Fátima, haverá, além da novena, a oração do Terço às 15h e 19h.
No dia da festa de Santa Lúcia, 15 de maio, será realizada adoração ao Santíssimo Sacramento das 5h às 9h. Às 19h, uma procissão sairá da Comunidade São Vicente de Paulo em direção à Capela Santa Lúcia Filippini, onde será celebrada a missa.
Todos os dias haverá venda de deliciosas guloseimas. A Capela Santa Lúcia Filippini fica na Rua Irene Pinto Kneipp, 325 – Bairro Nova Era.
Santa Lúcia Filippini
Lúcia Filippini nascida na Italia, foi uma das fundadoras da Congregação Instituto das Professoras Pias. A fama do seu trabalho chegou ao Vaticano e em 1707, o Papa Clemente XI pediu para que Lúcia criasse uma de suas escolas em Roma.
Faleceu aos sessenta anos, no dia 25 de março de 1732, de câncer, mas feliz pela sua vida entregue à Deus e às crianças, sementes das novas famílias que são a seiva da sociedade. Seu corpo descansa na catedral de Montefiascone, onde começaram as escolas católicas do Instituto das Mestras Pias Filippinas, como são chamadas atualmente.
Hoje, as escolas das professoras Pias Filippinas além de atuarem em toda a Itália, estão espalhadas por todo continente americano, num trabalho muito frutífero junto à comunidade católica.
Comments