• Radio Catedral

Comunidade de Juiz de Fora celebra São Charbel Makhlouf

Atualizado: Jul 24



Nesta sexta-feira, 24 de julho, a Igreja Católica celebra São Charbel Makhlouf. De origem libanesa e filho da Igreja Maronita, ele foi o primeiro confessor do Oriente venerado de acordo com o procedimento da Igreja Católica Apostólica Romana.


Em Juiz de Fora há uma comunidade dedicada ao santo, localizada no Bairro Aeroporto e pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Uma programação festiva on-line será realizada. Nesta quinta-feira (23), às 19h30, haverá um momento devocional. Na sexta (24), Dia de São Charbel, também às 19h30, será celebrada Missa Solene com bênção das velas.


As celebrações serão transmitidas ao vivo pelo Facebook da paróquia.


São Charbel*


O santo nasceu no norte do Líbano, num povoado chamado Bulga-Kafra, no ano de 1828. Proveniente de uma família cristã e centrada nos valores do Evangelho, muito cedo precisou conviver com a perda de seu pai.


Após discernir o seu chamado à vida religiosa, com 20 anos ingressou num seminário libanês maronita. Durante o Noviciado, trocou seu nome de batismo (José) por Charbel. Mostrou-se um homem fiel às regras, obediente à ação do Espírito Santo e penitente.

Após sua ordenação em 1859, enfrentou muitas dificuldades, dentre elas a perseguição aos cristãos com o martírio de muitos jovens religiosos e a destruição de inúmeros mosteiros em sua época. Em meio a tudo isso, perseverou na fé, trazendo consigo as marcas de uma vocação ao silêncio, à penitência e à uma vida como eremita.

Aos 70 anos, vivendo num ermo dedicado a São Pedro e São Paulo, com saúde bastante fragilizada, discerniu que era chegada a hora de sua partida para a Glória Celeste. Era Véspera de Natal. E no dia 24 de Dezembro, deitado sobre uma tábua, agonizante, entregou sua vida Àquele que concede o prêmio reservado aos que perseveram no caminho de santidade: a vida eterna.





*Fonte: santo.cancaonova.com

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .