• Radio Catedral

Comissão de Liturgia da CNBB disponibiliza roteiro da celebração em família do 6º Domingo da Páscoa


*Foto: Site CNBB

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibiliza o roteiro da celebração em família do 6º Domingo da Páscoa. A iniciativa neste tempo de pandemia tem possibilitado a vivência da fé como Igrejas Domésticas, uma vez que os fiéis em todas as regiões do país não contam com os templos abertos para participação das missas.

Acolhendo a orientação das autoridades civis e sanitárias, nossos bispos no Brasil continuam a insistir e a orientar os fiéis a permanecerem em suas casas, evitando aglomeração de pessoas e, consequentemente, não participando das celebrações eucarísticas. Desta forma, somos convidados a celebrar o Dia do Senhor como Igreja doméstica, com nossos familiares, em nossas casas“, afirma a Comissão.

Em recente live no perfil da Edições CNBB, o bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão para a Liturgia da CNBB, Dom Edmar Peron, falou desta iniciativa de oferecer roteiros às famílias, iniciada no 4º domingo da Quaresma, ainda em março. Dom Edmar reforçou que é necessário, a exemplo de Jesus, redescobrir o estar junto em casa e ser Igreja também nas casas. “Jesus está no meio de nós, quando dois estiverem reunidos no nome dele, pelo Batismo e pelo Crisma, fazem parte do Sacerdócio comum do povo de Deus”, afirmou.


Para o bispo, a Celebração da Palavra e a Liturgia das Horas são os grandes eixos neste momento de ausência das Celebrações Eucarísticas que reúnem as pessoas. “A Palavra e a liturgia entram em nossas casas. A Palavra nos anima como animou e ardeu o coração dos discípulos de Emaús”, disse. Dom Edmar também informou que a inciativa da Comissão para a Liturgia da CNBB de oferecer os Roteiros de Celebração da Palavra deve continuar mesmo após a pandemia.


BAIXE AQUI O ROTEIRO DA CELEBRAÇÃO DO 6º DOMINGO DA PÁSCOA


Confira algumas dicas para bem celebrar em família o 6º Domingo da Páscoa:


  1. Escolha em sua casa um local adequado para celebrar e rezar juntos;

  2. Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado;

  3. Coloque um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora, uma vela a ser acesa no momento da celebração, preferencialmente o círio da família utilizado na celebração da Vigília Pascal, nas casas.

  4. Escolha quem irá fazer o “Dirigente” (D) da celebração: pode ser o pai ou mãe. E quem fará as leituras (L). Na letra (T) todos rezam ou cantam juntos.


*Fonte: www.cnbb.org.br

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .