• Radio Catedral

Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano se reúne pela primeira vez em 2022

por Giovane Rezende*



Foi realizada nesta quarta-feira, 9, no prédio da Cúria Metropolitana, a primeira reunião presencial da Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano do ano de 2022, com todos os cuidados e protocolos de saúde respeitados.


Segundo o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, foi o primeiro passo na caminhada sinodal deste ano, quando se faz a associação e a união do II Sínodo Arquidiocesano com a preparação do Sínodo dos Bispos em Roma, previsto para 2023.

Conforme Dom Gil, são duas comissões que caminharão juntas, embora sejam dois grupos diferentes.

Introduzir as reflexões das paróquias do Interior de nossa Arquidiocese é de vital importância, como destaca Dom Gil Antônio Moreira.

Em preparação para o Jubileu do Centenário da Diocese de Juiz de Fora, a ser comemorado em 2024, o ano de 2022 traz Santo Antônio, padroeiro Arquidiocesano, como guia. De acordo com o Arcebispo, serão pensadas reflexões e atividades que destaquem as virtudes e ensinamentos do Santo.

Neste sentido, Dom Gil Antônio Moreira anuncia a convocação de uma comissão formada por párocos das paróquias dedicadas à Santo Antônio.

O Secretário do II Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR., ressalta que, dentro da programação sinodal, já houve a contemplação das respostas dos questionários enviados pelas paróquias de Juiz de Fora e as atividades já foram estabelecidas em reunião no mês de Janeiro. O foco agora se volta para o interior.

Padre Vanderlei explica a função deste questionário, que busca levantar o perfil e a realidade destas igrejas.

A próxima reunião da Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano está marcada para o dia 9 de Março.


*Áudios e Fotos cedidos pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese JF

0 comentário