top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Começam as inscrições via Sisu, há vagas nas instituições na Zona da Mata e Campo das Vertentes

Por Rádio Catedral

UFJF é uma das instituições que usa o Sisu para admissão de alunos Foto: Alexandre Dornelas/UFJF

Começa nesta quinta-feira, 16, as inscrições para vagas nas universidades e instituições de ensino públicas e privadas via Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Os candidatos concorrem com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


As Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), de Viçosa (UFV) e de São João del-Rei (UFSJ), além do Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste) utilizam o sistema como forma de admissão de novos alunos.


As inscrições para esta edição do Sisu 2023 estarão abertas até 24 de fevereiro. Os resultados serão divulgados no dia 28. Os candidatos não convocados poderão manifestar interesse na lista de espera para continuar na disputa por uma vaga.


Confira abaixo as vagas disponíveis em cada um e também como se inscrever via Sisu.


UFJF


Na Universidade Federal de Juiz de Fora, na primeira edição de 2023, oferece 1.366 vagas em 60 cursos dos dois campi.


São 1.174 vagas distribuídas em 51 cursos no campus sede; e outras 192 em nove cursos no campus avançado de Governador Valadares. Do total, 698 são destinadas às ações afirmativas (cotas).






UFV


Na Universidade Federal de Viçosa, são oferecidas 3.255 vagas nos três campi: 2.290 em Viçosa, 565 em Rio Paranaíba e 400 em Florestal.


No edital do processo seletivo da instituição estão os detalhes sobre as modalidades de vagas reservadas ou de ampla concorrência e os requisitos em cada uma delas.


Além disso, a UFV vai selecionar por meio do Sisu 2023, candidatos em mais de 100 vagas ociosas nos cursos presenciais de graduação dos três campi e outras 60 vagas no curso de Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza.


Os editais desses processos seletivos também estão disponíveis no site da UFV.



UFSJ



Na Universidade Federal de São João del-Rei, todas as vagas são preenchidas através do Sisu.


Para este semestre, a UFSJ oferece mais de 1.865 vagas distribuídas em 51 opções de entradas de cursos nos campi de São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas.


No segundo semestre, serão selecionados via Sisu outros 890 calouros.


Campus JF do IF Sudeste Foto: Divulgação

IF Sudeste


O Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste) vai ofertar 491 vagas via Sisu em 39 cursos de graduação no primeiro semestre em oito campi: Bom Sucesso, Barbacena, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del Rei.


Do total, 196 serão para seleção em ampla concorrência, enquanto outras 249 estão reservadas conforme a Lei de Cotas. 46 vagas estão reservadas para ações afirmativas próprias do IF Sudeste MG



Como se inscrever no Sisu 2023


Os requisitos para participar são: ter feito as provas do Enem em 2022, ter concluído o ensino médio e não ter zerado a prova de redação.


Para se inscrever no Sisu, o candidato deve acessar o Portal de Acesso Único, e informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2022. Confirmar os dados e escolher dois cursos e a modalidade de ingresso.


É possível alterar a escolha dos cursos durante o período de inscrição, de acordo com as preferências e as chances de conseguir a vaga, a partir das parciais de notas de corte. A classificação no processo seletivo do Sisu será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.


O Sisu disponibilizará, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente, conforme o processamento das inscrições efetuadas.



11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page