Radio Catedral
Combate ao Aedes aegypti: 3º LIRAa indica Juiz de Fora em situação de "médio risco"
Por Roberta Oliveira

Com índice de infestação de 2,8, Juiz de Fora está em situação de “médio risco” para dengue. Este foi o resultado do terceiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, realizado pela Prefeitura. O levantamento foi realizado entre outubro e novembro. A cidade contabilizou 203 notificações, sendo 98 casos confirmados de dengue em residentes. De acordo com a Prefeitura, a maioria dos focos foi encontrada dentro das residências em vasos/frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, considerados depósitos móveis. Focos também foram localizados em obras, calhas e estruturas abandonadas ou em desuso.
Segundo a Prefeitura, é um número esperado para o período epidêmico e é resultado do trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) nas ações de prevenção, monitoramento e bloqueio de focos do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
Bendita Saúde: Infectologista fala sobre os cuidados com a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Ferreira Tomaz, lembrou a importância da colaboração dos moradores, seja permitindo a entrada dos agentes nas casas e também tirando 10 minutos semanais para a limpeza e eliminação de criadouros. O levantamento também apontou aumento no número de casas fechadas.
Como denunciar locais com possíveis focos
As denúncias anônimas sobre focos do Aedes Aegypti em Juiz de Fora e região por meio do sistema MonitorAr, pela internet ou celular. Outras formas de denúncia são pelo WhatsApp (32) 98432-4608, por ligação para o 3212-3070 ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br.
Saiba mais:
JF: Levantamento do segundo LIRAa de 2022 é finalizado e aponta alto índice de infestação
Período chuvoso reforça atenção ao combate ao Aedes aegypti, destaca Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria de Saúde orienta como denunciar possíveis criadouros do Aedes aegypti em Juiz de Fora