top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Com o tema "Identidades", JF Sabor reúne 50 receitas em 2023

Por Fabíola Castro

Ingredientes obrigatórios das receitas do JF Sabor 2023 | Foto: Gal Oliveira.

Está sendo realizado em Juiz de Fora neste mês de setembro até 1º de outubro a 21ª edição do JF Sabor, mais antigo festival gastronômico da cidade e região. Promovido pela Regional Zona da Mata da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, em 2023 o festival tem como tema “Identidade”, que exalta a mineiridade em 50 receitas, disponíveis em 50 pontos comerciais.


A presidente da Abrasel Regional Zona da Mata, Francele Galil, comenta como está acontecendo o JF Sabor e como saber onde estão os estabelecimentos participantes, quais pratos, os preços, e destaca que além de ir até os locais é possível pedir também para entrega em casa.


O festival tem participantes de quase todas as regiões da cidade – inclusive da zona rural – com as mais variadas receitas e para todos os gostos. O desafio proposto aos chefs neste ano foi o de utilizar nos pratos milho, cachaça ou café.


As receitas competem em 10 categorias:

  • cozinha oriental

  • sanduíche/hambúrguer

  • pizzas

  • massas

  • quitandas

  • drinks ou coquetéis com cachaça

  • self-service

  • sobremesas/confeitaria

  • petiscos/porções

  • prato principal


Além de provar as delícias do festival, as pessoas podem votar dando notas para as receitas, como explica Francele Galil.


Após o período do festival haverá, segundo Francele Galil, a premiação dos vencedores.


Pelo segundo ano consecutivo a Abrasel traz uma categoria especial do JF Sabor não competitiva de incentivo à criação de receitas voltadas para públicos específicos que procuram por alimentos diet, light, sem glúten, sem lactose, veganos ou vegetarianos.


Para as receitas participantes do festival levarem o troféu de campeã precisam agradar ao público e a um júri especializado coordenado pela Faculdade Ensine/Universidade Corporativa Dispropan. Os jurados vão avaliar adequação ao tema; criatividade; harmonia/sabor/temperatura; apresentação e a utilização de, pelo menos, um dos ingredientes obrigatórios: milho, café e/ou cachaça.


A soma das notas dos jurados e da votação popular vai definir os vencedores. O público tem acesso aos pratos e sistema de votação através do site www.jfsabor.com, onde avalia a apresentação e o sabor com notas de 0 a 5.


Avaliações versão competitiva

*Foto: Assessoria Abrasel.

E as avaliações das 42 receitas que participam da versão competitiva do JF Sabor Identidade já começaram a ser feitas pelo júri técnico formado por 19 especialistas. Este ano os jurados realizam as avaliações nos próprios estabelecimentos que concorrem ao troféu nas dez categorias competitivas. As outras oito receitas que não participam da competição, totalizam as 50 opções que podem ser degustadas até o dia 1º de outubro.


Identidade e culinária mineira


O tema “Identidade” foi escolhido para reafirmar o compromisso da Abrasel com a culinária mineira, de acordo com a associação que afirma que “a gastronomia mineira já representa 30% do atrativo turístico de Minas Gerais e o tema “Identidade” se adequa ao processo de reconhecimento da Cozinha Mineira como Patrimônio Cultural de Minas Gerais”, em referência ao processo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) - por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e o Instituto Periférico.


De acordo com pesquisa realizada pela Abrasel, em 2022 foram comercializados 19.185 pratos durante o festival, o que representou incremento de 20% no faturamento em 90,7% das casas participantes e movimentação de R$1.123.230. Em 16,7% dos estabelecimentos participantes foi necessário fazer pelo menos uma contratação para atender à demanda gerada pelo Festival. Quanto ao delivery e take away, 87% dos estabelecimentos registraram crescimento de até 20%, percentual de crescimento também registrado no número de frequentadores nos estabelecimentos.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page